Com 99,99% dos votos contabilizados, a apuração oficial das eleições presidenciais na França indica que Emmanuel Macron foi eleito com 66,06% dos votos, contra 33,94% para Marine Le Pen. Por volta das 20h50 deste domingo (7) a página do Ministério do Interior da França divulgou que 100% das urnas tinham sido apuradas, mas pouco depois corrigiu para 99,99%.
O resultado oficial está próximo das pesquisas de boca de urna divulgadas após o fim da votação, às 15h (de Brasília), quando Macron foi considerado o vencedor e Le Pen reconhceu a derrota.
Segundo o Ministério do Interior, a abstenção foi de 25,38%. A porcentagem é "quase um recorde", informa a agência Reuters. De acordo com o jornal "Le Monde", a abstenção é a maior desde 1969.
Os dados oficiais apontam que Macron venceu na maior parte do país, incluindo a capital Paris. Já Le Pen saiu vitoriosa em cidades do norte e do sul da França. Ela venceu em apenas 2 dos 95 departamentos metropolitanos franceses (Aisne e Pas-de-Calais) e em nenhum território fora do país.
Os votos de franceses que moram fora do país ainda não foram divulgados. No Brasil, Macron foi escolhido por 93,29% dos eleitores, segundo a Embaixada da França.
Segundo o levantamento do Instituto Ipsos, 43% do eleitorado que votou em Macron tinha a intenção de barrar Le Pen.
Macron fez dois discursos de vitória, um em seu comitê de campanha e outro em um palco montado na Esplanada no Museu do Louvre para comemorar sua vitória. Neles, destacou que a França estará à frente da luta contra o terrorismo e que a unidade e a moralização da vida pública do país serão prioridade de seu mandato.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).