Na segunda-feira, dia 4 de março, a revista Nature publicou sobre um transplante de células tronco que curou um homem que convivia com o vírus HIV em Londres. Esse é o segundo caso de sucesso registrado na história, sucedendo a do chamado “paciente de Berlin”, Timothy Ray Brown, há quase 12 anos. Os detalhes da descoberta devem ser comentados com mais profundidade na conferência sobre Retrovírus e Infecções, em Seattle, durante a semana.
O segundo paciente, diagnosticado com HIV em 2003, ainda não foi identificado. Ele desenvolveu um câncer e concordou com o transplante para tratar essa doença em 2016. Os médicos acharam um doador com a mutação genética que confere resistência natural ao HIV. Apesar de ter mudado o seu sistema imunológico, esses transplantes são perigosos e, em geral, falham em outros pacientes.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).