• Janeiro

Em 1ª votação, Parlamento britânico barra Brexit sem acordo com a União Europeia - Jornal Cruzeiro do Vale

Em 1ª votação, Parlamento britânico barra Brexit sem acordo com a União Europeia

04/09/2019
Em 1ª votação, Parlamento britânico barra Brexit sem acordo com a União Europeia

O Parlamento britânico aprovou por 329 votos a 300, em primeira votação nesta quarta-feira (4/9), uma proposta de lei que impede a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o Brexit, sem um acordo.

A medida, caso seja aprovada em dois turnos, obriga o governo do primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo adiamento de prazo para que o país deixe o bloco.

A primeira votação na Câmara dos Comuns ocorreu por volta das 13h (horário de Brasília). Haverá debate sobre emendas por duas horas e depois a realização da segunda votação na Casa.

O texto determina que o primeiro-ministro tem até o dia 19 de outubro para conseguir aprovar um acordo no Parlamento ou uma saída da União Europeia sem acordo. Se o prazo expirar, o líder britânico é obrigado a pedir ao bloco europeu uma extensão da data-limite para o Reino Unido sair - mais especificamente 31 de janeiro de 2020.

Se a proposta for aprovada, ela segue para a Câmara dos Lordes, onde deve ser levada a duas votações na quinta e na sexta. Caso haja alguma alteração no texto, ele volta à Câmara dos Comuns.

O Parlamento aprovou rapidamente essa medida depois que Johnson conseguiu autorização da rainha Elizabeth 2ª para suspender a atividade do Parlamento. O objetivo do primeiro-ministro era bloquear qualquer tentativa parlamentar de impedi-lo de seguir adiante com um Brexit sem acordo.

A tentativa de suspender o Parlamento levou a reações dentro do Partido Conservador, ao qual Johnson é filiado. Ao todo, 21 conservadores passaram a se apresentar como independentes e votaram contra o governo.

 

Via BBC

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.