A primeira-ministra britânica, Theresa May, irá dar início ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia na quarta-feira (29) de março, segundo a Reuters. A decisão se deixar o bloco foi tomada em um referendo em junho de 2016 e, posteriormente, aprovada pelos parlamentares britânicos.
O processo, que ficou conhecido como Brexit, começa a partir do envio de uma carta de May a Bruxelas para ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que é um plano para todo país que deseja sair da União Europeia. Esse acordo, assinado por todos os membros da União Europeia, virou lei em 2009. Antes dele, não havia um mecanismo formal para um país deixar o bloco, como explica a BBC.
O porta-voz da premiê britânica afirmou que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, já foi informado da decisão, que é inédita no bloco.
Na quinta-feira (16), a rainha Elizabeth 2ª autorizou formalmente Theresa May a dar início às negociações oficiais para a saída da União Europeia. Desde então, a primeira-ministra tem a liberdade para dar início ao longo processo a qualquer momento.
O Parlamento britânico aprovou na segunda-feira (13) a lei que permitirá ao país se retirar do bloco europeu, cumprindo o que foi decidido em plebiscito em junho do ano passado.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).