Bancos, cooperativas de crédito, casas lotéricas e correspondentes bancários foram autorizados a reabrirem a partir desta segunda-feira, dia 30 de março. O funcionamento, porém, deve seguir as medidas previstas na portaria publicada no domingo, dia 29, pelo governador Carlos Moisés.
O atendimento será apenas para as pessoas que necessitarem de serviços presenciais, desde que respeitem as medidas adotadas para conter a propagação do coronavírus. Conforme decreto, os bancos devem manter o atendimento direto emergencial somente para associados que tiverem efetiva necessidade de operações, como pagamentos, saques, créditos emergenciais ou renegociações urgentes.
Shoppings, galerias ou centros comerciais que abrigarem bancos ou lotéricas devem abrir somente a porta de acesso mais próxima à agência. As demais áreas devem ficar bloqueadas para evitar circulação.
Confira as regras de funcionamento
- Os estabelecimentos devem priorizar o afastamento de funcionários que estiverem no grupo de risco sem prejuízo aos salários.
- Será priorizada a rotina de trabalho remoto para setores administrativos.
- Devem ser aditadas medidas internas para evitar a transmissão do vírus.
- Com o serviço de transporte coletivo suspenso em todo o estado, os bandos devem utilizar, se necessário, serviço de fretamento (desde que as vagas sejam preenchidas até a metade da ocupação máxima).
- Funcionários devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos, principalmente depois do atendimento.
- Funcionários que atenderem os clientes devem usar máscara cirúrgica.
Em Gaspar, as filas nas agências bancárias foram gigantes. Apesar da determinação de evitar aglomeração, dezenas de pessoas formaram uma enorme fila em frente à Caixa Econômica Federal.
Nas Casas Lotéricas, o movimento também foi grande, mas não tanto quanto nos bancos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).