Desenvolver habilidades socioemocionais é essencial para o crescimento saudável das crianças e adolescentes. Comece incorporando essas práticas em seu dia a dia. O processo de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, as habilidades socioemocionais desempenham um papel essencial na formação dos indivíduos, capazes de enfrentar os desafios da vida com resiliência, empatia e autoconhecimento. Neste texto, exploraremos uma importância significativa dessas habilidades no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Veja como você pode contribuir:
Comece com empatia e comunicação aberta - incentivar crianças a expressar suas emoções é fundamental. A empatia envolve a capacidade de compreender e se conectar com as emoções e perspectivas dos outros. Escute atentamente, quando uma criança ou adolescente compartilha seus sentimentos, ouça com atenção e dê importância aos sentimentos compartilhados. Faça perguntas abertas para entender melhor o que está passando.
* * *
Promova relacionamentos positivos, ensinando-as a serem amigáveis e compreensivas: Embora não exista uma definição oficial sobre o termo, podemos entender relacionamento positivo como as relações que nos fazem bem. Ou seja, quando trocamos com outras pessoas e isso traz uma sensação positiva à nossa vivência, envolvendo sentimentos como felicidade, amor, respeito e otimismo.
Ensine-as a lidar com suas emoções de maneira construtiva, ajudando-as a desenvolver resiliência: O fator determinante para desenvolver a resiliência na infância é um relacionamento estável e comprometido com pelo menos um adulto de confiança. É preciso que a criança desenvolva autoestima e autoconfiança, mas que também saiba que tem com quem contar.
Não disponha todas as vontades da criança/adolescente: incentive que ela resolva sozinha algumas de suas necessidades (conforme a idade) estimulando a autoconfiança;
Na mesma linha de raciocínio, em vez de dar respostas imediatas, disponha que a criança pesquise ou imagine soluções possíveis. Caso apresentar alguma dificuldade os pais ou cuidadores podem orientar a construir novas soluções.
- Estimular as amizades, a solidariedade e a troca de experiências, mostrar como as pessoas podem se ajudar, promovendo a habilidade de comunicação assertiva.
- Dar oportunidades de escolha, para que a criança se veja como um agente de mudança, e que pode ter essa capacidade de se autoconhecer.
- Incluir na rotina da criança o tempo para brincar livremente, sem compromisso. O equilíbrio ajuda levar a vida com mais leveza, diminuindo sintomas de estresse e ansiedade.
- Ajudar a enfrentar com tranquilidade quando algo sai diferente do planejado e convidar a criança a pensar junto ações para resolver um desafio;
-Respeitar o momento de frustração, mas depois conversar sobre os aprendizados que uma situação ruim proporcionou e que pode ter solução quando algo não foi como esperado.
Ao fortalecer suas habilidades socioemocionais, você está preparando-as para um futuro mais equilibrado e feliz.
* * *
Valide emoções:
Reconheça e valide as emoções, mesmo que você não concorde com elas. Dizer por exemplo algo como “Entendo que você, está sentindo raiva, mas vamos pensar de alguma forma diferente, posso te ajudar’’.
Compartilhe experiências:
Conte histórias pessoais relacionadas às emoções ou desafios que eles estão enfrentando. Isso ajuda a criar conexões emocionais e a mostrar que você também é humano.
Esteja presente:
Esteja disponível quando eles precisam conversar, mostrando-se aberto e criando uma conexão de confiança.
Crie um espaço seguro:
Garanta que as crianças e adolescentes saibam que podem expressar-se sem medo de solidão ou julgamento. Um ambiente seguro é essencial para abrir as portas de comunicação, evitando julgamentos ou críticas.
![]() |
Isabelli Laís dos Santos- Psicóloga Clínica (CRP 12/16733)
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental para crianças, adolescentes e orientação para Pais.
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental para adultos.
Especialista em Psicologia Positiva
Clínica Isabelli Lais (47) 99985-6583
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).