Olhares atentos e muita emoção. Assim serão a expressão e o sentimento de quem for até o bairro Lagoa, em Gaspar, na noite desta sexta-feira, dia 18 de abril, quando acontece mais uma tradicional encenação da Paixão de Cristo. Promovida
pelo Teatro Luz Divina, a apresentação vai começar às 19h e deve durar em torno de duas horas. O grupo vai encenar o batismo de Jesus, o milagre de Lázaro, a transfiguração, a cura do cego, a Santa Ceia e, por fim, o calvário, a crucificação e aressurreição de Cristo.
O grupo é formado por membros da comunidade, que doam seu tempo, amor e dedicação para que a Sexta-Feira Santa seja de muita fé e emoção. “Ninguém é ator, mas todos têm muito amor envolvido e essa entrega é tão grande que nosso
teatro se torna profissional. Muitos integrantes começaram ainda crianças, depois casaram, trouxeram suas esposas ou maridos, depois os filhos. Considero o grupo uma família. A família Luz Divina”, afirma Vera Lúcia Alves, uma das organizadoras.
Para que tudo seja perfeito, o grupo começa os preparativos, como montagem dos cenários, em dezembro. Já os ensaios iniciam em fevereiro, logo após a festa de São Brás. “Fazemos o roteiro, estipulamos os atos e decidimos quais cenas novas teremos na apresentação. Tudo é baseado na bíblia. Fazemos isso para honra e glória de Deus, porque contamos uma história de amor incondicional. A maior história de amor da humanidade é contada pelo Teatro Luz Divina, sempre na Sexta-feira Santa”.
A apresentação é aberta ao público e acontece no pátio da Capela São Brás, no bairro Lagoa.
O grupo Luz Divina nasceu em 1991, no encerramento de uma novena. No primeiro ano, houve a apresentação de um ‘presépio vivo’ na garagem de uma casa. No ano seguinte, a peça foi transferida para a Sociedade Tamandaré e reuniu cerca de 800 espectadores. No terceiro ano, o sucesso já era grande e foi preciso buscar um espaço maior, já que a apresentação reuniu mais de três mil pessoas. A partir de então, os organizadores passaram a sonhar ainda mais alto. A encenação passou a atrair cada vez mais espectadores e, hoje, é considerado um dos mais lindos momentos da Semana Santa em Gaspar.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).