Uma cabana (fazenda especializada na criação e manutenção de gado reprodutor ovino e caprino) de Gaspar teve duas ovelhas premiadas em uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil: a Expointer, que aconteceu no município de Esteio, no Rio Grande do Sul. A ‘Cabanha Catarina’ fica no bairro Gaspar Grande e é especializada na criação e produção da Santa Inês, que é uma raça de ovelha sem lã. “É um orgulho imenso representar Gaspar em uma expofeira tão renomada em diversos lugares do mundo. A premiação em uma feira tão grande mostra como o setor pecuário da cidade está cada vez mais forte”, disse um dos proprietários da cabanha, Wilson Reinert.
Os animais foram premiados em duas categorias. A ovelha Gabriela ficou com o título de Reservada, grande campeã da Expointer 2023; enquanto a ovelha Fantasia ficou com o título de ovino do futuro.
A Cabanha Catarina teve início como um hobby e logo os irmãos Wilson e Eduardo viram a grande oportunidade de transformar o passatempo em algo rentável. Ao longo dos anos, a dupla melhorou a qualidade genética do rebanho e começou a participar de feiras e julgamentos de ovinos.
A fazenda é uma das pioneiras na produção da raça em Gaspar, tendo aproximadamente 70 animais, todos puros. A base da criação veio toda do nordeste, de uma região que é referência na criação da raça.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).