Frei Pedro da Silva: há 40 anos em missão franciscana - Jornal Cruzeiro do Vale

Frei Pedro da Silva: há 40 anos em missão franciscana

12/11/2023
Frei Pedro da Silva: há 40 anos em missão franciscana

O fim de semana será especial para o pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar, frei Pedro da Silva. Isso porque ele completa 40 anos de Ordenação Sacerdotal e celebra a data com muita alegria neste domingo, dia 12 de novembro, com missa às 10h30 na Igreja Matriz e um almoço festivo no Salão Cristo Rei (por adesão).

* * *

Há quatro décadas, frei Pedro vem realizando diariamente o sonho que alimentou desde criança: ser padre. Este espírito religioso e de fé que ele carrega até hoje foram o fundamento da sua família. “Meus pais sempre foram muito religiosos. Aqui digo os pais porque perdi a mãe ainda muito cedo, com três anos e meio de idade; mas recebi sólida formação cristã da madrasta, que sempre considerei como minha segunda mãe. Frequentávamos assiduamente a igreja aos domingos e dias santos. Rezávamos sempre antes e depois de todas as refeições, bem como o terço em família todas as noites antes de nos deitarmos”, relembra.

Nessa longa história dedicada à vocação religiosa, difícil é mensurar quais foram as situações mais marcantes. “A grandiosidade de nossa vida está, justamente, na soma dos inúmeros e pequeninos gestos de nossa missão e presença junto ao povo de Deus. Uma visita na dor de uma família que perdeu um ente querido prematuramente, não tem preço que pague. No entanto, pode ser um gesto que passe despercebido aos olhos da maioria das pessoas. A simples escuta de uma pessoa que nos procura, angustiada e às vezes já sem sentido para continuar a viver, mas sendo atendida com ternura e paciência, poderá ser decisivo para que ela continue construindo sua história”, diz o frei, afirmando ser um instrumento de Deus.

O início da caminhada religiosa

Aos 11 anos, frei Pedro já tinha terminado o primário na escola e estava ainda mais entusiasmado pela vocação com as Missões populares que aconteciam na sua comunidade, em Ilhota. Era junho de 1965 e seus pais o apresentaram a um missionário, que o encaminhou para uma conversa com Frei Godofredo, em Gaspar. “A acolhida, o incentivo e o encaminhamento ao seminário me marcam profundamente até hoje e foram os passos decisivos para que, em fevereiro de 1966, ingressasse no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga, onde iniciei minha caminhada formativa”.

Foi uma longa estrada de fé e muitos estudos para que, em 12 de novembro de 1983, ele fosse ordenado padre. A Ordenação Sacerdotal aconteceu na Paróquia São Pio X, no Centro de Ilhota e, no dia seguinte, frei Pedro celebrou sua primeira missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Baú.

O exercício da profissão

Em agosto de 1983, no Seminário São Francisco, em Ituporanga, frei Pedro foi formador dos futuros franciscanos. Em 1989, foi transferido para o Seminário São João Batista em Luzerna, no Meio Oeste de Santa Catarina. Em meados de 1999, teve uma curta experiência pastoral na Paróquia Santa Inês, de Balneário Camboriú, pois já em janeiro do ano 2000 foi designado para a Casa de Formação dos Frades Filósofos em Rondinha, Campo Largo/PR.

Em outubro de 2002, o padre assumiu a Paróquia São Francisco de Assis, em Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná. No início de 2006, foi solicitado para ser Pároco na Paróquia de Santo Amaro da Imperatriz, na grande Florianópolis.

De 2010 a 2012, a Província Franciscana o chamou para ser o Coordenador das Vocações na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que abrange os Estados de SC, PR, SP, RJ e ES. No início de 2013, foi solicitado para trabalhar como Pároco na Paróquia São José do Patrocínio, em Coronel Freitas, no Oeste de Santa Catarina. Já de 2016 a 2019, trabalhou em Rodeio, como Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, dividindo também o tempo na Formação dos Noviços Franciscanos, que tinham suas primeiras experiências na vida franciscana. No início de 2020, novamente retornou ao Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga, para os serviços da formação dos jovens vocacionados. E em 2022, por indicação da Província Franciscana, recebeu o envio das mãos do Bispo Diocesano, Dom Rafael Bienarski, para coordenar, juntamente com os demais confrades, a Paróquia São Padro Apóstolo, em Gaspar, onde permanece até os dias atuais.

 

 

Edição 2128
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.