Frei que atua em Lages comemora 100 anos; este é o quarto frade franciscano a completar um século e vida - Jornal Cruzeiro do Vale

Frei que atua em Lages comemora 100 anos; este é o quarto frade franciscano a completar um século e vida

09/04/2025

Nesta quarta-feira, dia 9 de abril, Frei Ervino Girardi, residente da Fraternidade Patrocínio de São José, em Lages/SC, completa a admirável idade de 100 anos. Ele é o quarto frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil a atingir a significativa marca de um século de vida.

Natural de Benedito Novo/SC, Frei Ervino Girardi deixa a marca da vitalidade e da coragem como testemunho de sua vocação. Alegre e sorridente, o frade centenário aponta para a prática da fidelidade e da paciência como remédios para uma história que se constrói em plenitude e felicidade. "Me sinto felicíssimo! Não sei como é que passou todo esse tempo, porque, olhando a minha vida, sinto que fui e sou muito abençoado por tantas pessoas que tive o prazer de conviver e tantas comunidades onde pude exercer minha missão”, disse.

Em tom de gratidão, Frei Ervino externa a alegria de poder celebrar essa data em Lages, seu lar há muitos anos, junto do povo querido que tem grande estima pelo Frade e rodeado de seus confrades.

História:

Frei Ervino é filho de Eugênio Luiz Girardi e de Rosa Tambosi Girardi e tem oito irmãos (quatro homens e quatro mulheres). Nasceu no dia 9 de abril de 1925, em Benedito Novo/SC, e foi chamado à vida religiosa logo cedo, ingressando em 1937 no Seminário Seráfico São Luís de Tolosa, em Rio Negro/PR.

Em dezembro de 1946, ingressou no noviciado franciscano em Rodeio/SC. De 1948 a 1949, cursou Filosofia no Convento Bom Jesus, em Curitiba/PR. De 1950 a 1955, fez o curso de Teologia no Instituto Teológico em Petrópolis/RJ, onde foi ordenado sacerdote no dia 1º de julho de 1953, e lá trabalhou até janeiro de 1955.

De 1955 a 1959, trabalhou em Duque de Caxias, Baixada Fluminense/RJ. Depois, até 1962, trabalhou no seminário Seráfico São Luís de Tolosa, em Rio Negro/PR. De abril de 1962 a janeiro de 1966, residiu em São Francisco do Sul/SC. De janeiro de 1966 a fevereiro de 1974, exerceu seu ministério sacerdotal em Santo Amaro da Imperatriz/SC. De fevereiro de 1974 a janeiro de 1986, regressou para Rio Negro/PR, trabalhando nas paróquias Senhor Bom Jesus da Coluna e Nossa Senhora Aparecida. De janeiro de 1986 a fevereiro de 1992, esteve em Coronel Freitas/SC.

Em fevereiro de 1992, recebeu transferência para Lages, como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio e, em março de 2019, foi para o Convento Franciscano do Patrocínio de São José, onde se encontra até hoje.

 

 

 

Edição 2197

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.