Gasparense dom Jaime Spengler é nomeado Cardeal - Jornal Cruzeiro do Vale

Gasparense dom Jaime Spengler é nomeado Cardeal

07/10/2024

O Vaticano anunciou no fim de semana uma lista com 21 novos cardeais que vão fazer parte do colegiado a partir do dia 8 de dezembro. Entre eles está o gasparense Dom Jaime Spengler, que é arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Com a nomeação de dom Jaime, o Vaticano vai passar a ter oito cardeais brasileiros no grupo responsáveis por escolher o próximo Papa (quando o Papa Francisco morrer ou abdicar do cargo). “Caminharemos juntos na comunhão a fim de que possamos promover já entre nós o Reino de Deus e a sua justiça. Muito obrigado, em primeiro lugar, novamente ao Santo Padre, mas um obrigado também à proximidade, à fraternidade de cada irmão e de cada irmã. Deus a todos abençoe”, disse dom Jaime.


Conheça dom Jaime

Dom Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960 no bairro Poço Grande, em Gaspar. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, também conhecida por Ordem de São Francisco (Franciscanos) em 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel.

Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal. Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre. A ordenação episcopal, presidida por dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil na ocasião, ocorreu dia 5 de fevereiro de 2011, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gaspar.

Dom Jaime Spengler é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco que, concomitantemente, recebeu o pedido de renúncia de dom Dadeus Grings. Escolheu como seu lema episcopal “Gloriar-se na Cruz” (Cl 6,14) – In Cruce Gloriari.

No quadriênio de 2011 a 2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenado e a Vida Consagrada da CNBB. Em 2015, foi eleito presidente desta comissão. Entre os destaques de sua atuação à frente do colegiado, consta a aprovação das novas Diretrizes para a Formação de Presbíteros da Igreja no Brasil, em 2018.

Em maio de 2019, foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB. Também foi o bispo referencial da CNBB para o Colégio Pio Brasileiro, em Roma; vice-presidente da Comissão Especial para o Acordo Brasil-Santa Sé da CNBB; e bispo referencial CNBB – Regional Sul 3 para Vida Consagrada e Ministérios Ordenados.

Em abril de 2023, foi eleito presidente da CNBB. E, em outubro de 2024, foi nomeado cardeal.

 

 

 

 

Edição 2174

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.