Governo de Santa Catarina estima que junho seja o pico da Covid-19 - Jornal Cruzeiro do Vale

Governo de Santa Catarina estima que junho seja o pico da Covid-19

12/05/2020
Governo de Santa Catarina estima que junho seja o pico da Covid-19

O pico da pandemia do coronavírus deve ocorrer até o fim de junho em Santa Catarina. Isso é o que indica o levantamento da Secretaria de Saúde, que revisou a data em que mais pessoa devem ser infectadas pelo vírus. Enquanto um grupo pesquisadores que estuda a doença no Brasil alerta para o aumento da taxa de transmissão do Covid-19, técnicos do governo defendem que a curva de casos está controlada.

A maioria das regras de isolamento social já foi afrouxada pelo governador Carlos Moisés (PSL). Há quase um mês, ele permitiu a maior circulação de pessoas: o comércio de rua. Com a taxa atual, a estimativa é de que o estado chegue a 120 mil casos confirmados até o fim do próximo mês.

Secretário Estadual de Saúde, André Motta fala sobre a atual situação. “Nós estamos praticamente fechando dois meses de enfrentamento da pandemia. Apontava-se, lá no início, que talvez o pico fosse em um mês e meio, dois meses. Essa era a perspectiva. Mas tudo que foi feito e discutido, já colocado aqui, fez com que esse pico, essa curva achatada, fosse jogando essa necessidade lá pra frente”.

Dados atualizados

O número de casos confirmados pelo governo mais dobrou nos últimos 30 dias. Boletim divulgado no final da tarde de segunda-feira, dia 11 de maio, aponta que Santa Catarina possui 3.529 pessoas infectadas pelo coronavírus. Desse total, 69 morreram e 1.878 estão recuperadas.

O estado justifica o aumento com a integração dos resultados dos testes rápidos. Além disso, desde o começo da pandemia, o governo admite que há subnotificações de casos.

Atualmente, 17% dos leitos disponibilizados para tratamento da doença estão ocupados.

 

Edição 1951

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.