Neste sábado, dia 24 de fevereiro, acontece o lançamento do livro ‘O Pano de Louça - memórias de Helga e Valmor Schramm’, da autora Carla Tümmler, nora do casal. O evento será realizado no Rancho Vô Lauro, no bairro Macuco, reservado para familiares e amigos convidados.
A obra conta a história de vida do gasparense Valmor Fidelis Schramm e sua esposa alemã, Helga Roswitha Schramm. De acordo com a autora, o livro é um relato biográfico que tem como base o contexto histórico. “A história da família de Helga é riquíssima em fatos históricos. Sua família na Alemanha viveu a primeira e a segunda guerra mundial, o terror nazista. Já a família de Valmor, aqui no Brasil viveu, na época, as exigências do governo contra os descendentes de alemães aqui residentes”.
Na juventude, Valmor serviu o exército brasileiro no Rio de Janeiro. “E foi encaminhado para o Egito para se juntar ao Batalhão do Suez em missão de paz promovida pela recém criada ONU, afim de estabelecer a paz entre Israel e Egito. Deste feito, Valmor, juntamente com todos os integrantes das Forças de Paz, recebeu em 29 de setembro de 1988 o Prêmio Nobel da Paz”, conta Carla.
Carla Tümmler conta que, na infância, sempre foi cercada por anciãos. “Meus avós sempre foram muito presentes. Adquiri desde cedo o hábito de ouvir suas histórias, mas quando eu indagava a respeito do passado familiar mais distante, como a imigração da Europa para o Brasil, raramente sabiam responder. Havia muitas lacunas. Talvez eu nunca consiga montar o quebra-cabeça da minha árvore genealógica pela falta de memórias documentadas”.
E motivada por documentar histórias, Carla teve a ideia de escrever o livro sobre a história do casal Schramm, seus sogros. “Quando ouvi pela primeira vez suas histórias, a minha decisão foi visceral, não quis cometer o mesmo erro que cometi com meus avós. Pedi autorização de ambos e gravei mais de 14 horas de áudios”, conta.
O processo de escrita da obra levou quatro anos, entre entrevistas, captação de imagens e pesquisa histórica. “Tivemos um grande atraso pela impossibilidade de encontros presenciais devido à pandemia de Covid-19”, comenta a autora.
Segundo Carla, foram impressos 150 exemplares do livro. As obras serão distribuídas para pessoas próximas e escolas gasparenses.
Questionada sobre a origem do título ‘O Pano de Louça’, a autora explica que é referente aos acasos da vida. “Afinal, em uma brincadeira na cozinha com um pano de louça resultou na belíssima história de Valmor e Helga”.
Valmor Fidelis Schramm nasceu em Gaspar no dia 30 de outubro de 1940. Helga Roswitha nasceu na Alemanha, no dia 21 de maio de 1949. Eles se conheceram no país de origem dela. Em poucos meses, se apaixonaram. Ainda no país europeu, tiveram o primeiro filho, Stefan. De volta ao Brasil, o casal teve mais três filhos, Mathias, Rubens e Felipe. Ao longo dos anos, visitaram a Alemanha quatro vezes.
Edição 2141
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).