"Estou unido à população que pede UPA 24h em Gaspar" - por Oberdan Barni - Jornal Cruzeiro do Vale

"Estou unido à população que pede UPA 24h em Gaspar" - por Oberdan Barni

08/03/2024

Opinião
Por Oberdan Barni
Presidente Republicanos Gaspar

“Entendo que entre todos os âmbitos mais importantes da atuação pública, as promessas em torno da saúde são muitas. E não é à toa, já que esta é a área que a maior parte dos gasparenses indica como a que deve receber maior prioridade pelo poder público.

No blog mais lido pelos gasparenses (olhandoamare.com.br), seu idealizador Herculano Domício diz: “Ouvidos do povo II – Ganhou disparado entre os leitores e leitoras daquela conta do instagram com 59%, a UPA. O que significa isto, bem claramente? Que os postinhos e principalmente o Pronto Atendimento do Hospital de Gaspar – e este faz o papel de uma UPA – não funcionam para a população. O prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, teve mais sete anos para consertar isso que herdou do PT e do ex-prefeito de três mandatos, Pedro Celso Zuchi. E não o fez, ao contrário. Só piorou. Marcelo de Souza Brick, PP, pelo menos mais de três anos. E dos candidatos que estão declarados na praça, só Oberdan Barni, Republicanos, fala em implantar uma UPA nas entrevista, Então...agora vão correr atrás?. (Fonte):DOMICIO, Herculano. O ATRASADO, MISTERIOSO E SUPERFICIAL “ALÔ SAÚDE” É A PROVA DE QUE, QUEM ESTÁ DOENTE E SEM CURA É O GOVERNO KLEBER E MARCELO. ELE ESTÁ EM VELÓRIO PREPARATÓRIO DO SEU FUNERAL - Olhando a Maré. GASPAR,04/03/2024. Disponível em: www.olhandoamare.com.br/opiniao.

Como presidente do Republicanos, entendo que estabelecer diretrizes para implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas da Rede de Atenção às Urgências, em conformidade com a Politica Nacional de Atenção às Urgências, é o caminho natural para Gaspar.

Uma UPA 24h ideal seria bem articulada com unidades básicas de saúde, saúde da família, SAMU 192, unidade hospitalares, unidades de apoio diagnostico e terapêutico e com outros serviços de atenção à saúde. Gerenciando uma excelente equipe multiprofissional interdisciplinar compatível com seu porte, prestando atendimento resolutivo e qualificado. Este é o caminho natural para atender melhor a saúde de Gaspar.

Com uma UPA de porte I, Gaspar teria capacidade de atender até 150 pacientes por dia. O incentivo financeiro de investimento do Ente Federativo é de R$1.400.000,00. As despesas compartilhando pelo sistema tripartite é de R$170.000,00/mês. Podendo ser adicionadas por produção qualitativas e quantitativas. É viável. Por conhecer os caminhos de implantação de uma UPA e como pesidente do Republicanos em Gaspar, tenho coragem de falar que estou unido ao desejo de 59% da sociedade Gasparense que anseia por uma UPA 24h.

Saúde não é um peso no orçamento do município. Saúde, além de prioridade constitucional, é geração de emprego e renda”.

 



 

 

Edição 2143
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.