Câmara homenageia Ilka Wehmuth Zemke, uma das moradoras mais antigas de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Câmara homenageia Ilka Wehmuth Zemke, uma das moradoras mais antigas de Gaspar

17/03/2025

A noite desta segunda-feira, dia 17 de março, foi especial na Câmara de Vereadores de Gaspar devido à realização de uma sessão solene alusiva aos 91 anos da cidade. Com a presença do prefeito Paulo Koerich, houve apresentação da cantora Maraísa de Medeiros e discursos da vereadora Sandra Hostins, representando todos os vereadores; e de Sofia Mathias Keller, que falou em nome da Câmara Mirim. Porém, o ponto alto da noite foi a homenagem a Ilka Wehmuth Zemke, uma das moradoras mais antigas de Gaspar.

Dona Ilka vai completar este ano a mesma idade de Gaspar. Ou seja: ela acompanhou de perto todo o desenvolvimento da cidade. “Onde está construído o prédio Atitude, era uma usina de cana de açúcar que produzia açúcar mascavo, melado e aguardente. Em frente ao Banco do Brasil, havia um conhecido ponto de ônibus que ia de Blumenau para Brusque e passava por Gaspar. Minha mãe tinha família em Blumenau e quando vinha ônibus de lá, íamos lá embaixo ver se a oma tinha vindo para a cidade”, lembra.

Nascida e criada no Centro de Gaspar, filha de Ondina e Júlio Wehmuth, dona Ilka casou-se com Argemiro Zemke (que faleceu aos 80 anos, em 2006) e presenciou diversos momentos marcantes e históricos, como a demolição da antiga igreja e a construção da nova; e também a pavimentação das ruas. “Lembro quando o prefeito Leopoldo Schramm colocou calçamento em todas as ruas do Centro”.

Hoje, dona Ilka se orgulha ao relembrar suas nove décadas de vida e falar da loja que leva o nome da sua mãe, a Aviamentos Ondina, que é tocada pela filha Lorena e pelo neto Thiago. “Ah, eu amo Gaspar! Aqui eu me criei, criei meus filhos, fiz a minha história. Acho que, de certa forma, cresci com Gaspar, sou parte desta cidade”.

 

 

Edição 2193

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.