Candidatos a prefeito de Gaspar respondem questionamentos do Sintraspug - Jornal Cruzeiro do Vale

Candidatos a prefeito de Gaspar respondem questionamentos do Sintraspug

06/11/2020

Os cinco candidatos a prefeito de Gaspar receberam, através de ofício, seis perguntas elaboradas pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar. Os questionamentos foram enviados no mesmo dia e todos tiveram o mesmo espaço e tempo de resposta. Para que os temas relacionados ao funcionalismo público cheguem com mais facilidade aos servidores, o sindicato vai publicar na íntegra, durante três edições do Cruzeiro do Vale, as perguntas e as respostas.

 

Qual a sua opinião sobre a terceirização da mão de obra no serviço público?

 

Se favorável, quais serviços pretende terceirizar?

 

Wanderlei Knopp
DEM - 25

A nossa prefeitura não é e nem nunca será capaz de ser onipresente (presente em todos os lugares), por isso nossos serviços na média são precários e possuem um alto custo. Por conta disso a terceirização da mão de obra no serviço público é urgente e necessária para que possamos entregar um serviço de alta qualidade por um custo justo ao gasparense. Esse é o caminho seguido pela maioria das cidades que possuem os maiores IDH’s do país. Com exceção das áreas essenciais e pilares do nosso governo (Saúde, Educação e Social), queremos trabalhar para a máxima terceirização do restante, mas sempre respeitando os servidores de carreira de cada uma dessas áreas e ouvindo-os nos próprios processos de terceirização. Informatizando e dando transparência a cada um desses casos, monitorando e cobrando efetividade e eficiência de cada terceiro. Visando sempre atingir o maior custo x benefício para o cidadão gasparense que recebe o serviço na ponta.


***

Amarildo Rampelotti
PT - 13

Minha primeira ação de governo será revisar todos os contratos de terceirização. Farei isso de forma transparente, ouvindo servidores e população. Não tem sentido terceirizar o serviço público se dentro desta avaliação o serviço terceirizado custa mais caro do que aquele prestado pelo servidor efetivo. Vou trabalhar na lógica de comprar apenas os serviços que o Município não consegue prestar sozinho. Irei analisar sempre o custo-benefício. Vou usar o dinheiro dos impostos para fazer com que ele retorne à comunidade através da prestação de serviços de qualidade. Nesse aspecto o servidor público será o grande responsável por ações na educação, saúde, inclusão social e demais serviços públicos. É assim que irei valorizar os bons servidores que o Município de Gaspar possui. Vou implantar o orçamento e gestão participativa na saúde, educação e juventude. Os servidores, comunidade e governo irão discutir a destinação de parte dos recursos.


***

Sérgio Almeida
PSL - 17

Pretendo avaliar as necessidades reais a fim de ver o custo x beneficio aos cidadãos pagadores de impostos.

 

***

Kleber Wan-Dall
MDB, PSD, PP, PDT, PSDB - 15

Não pretendemos terceirizar nenhum outro serviço que já não seja terceirizado. Hoje a Prefeitura tem contratados os serviços de manutenção e zeladoria, limpeza de rua, serviços gerais, coleta de lixo e merenda escolar. São serviços importantes e que as empresas contratadas se responsabilizam por garantir que eles sejam executados. Por ser um regime de contratação diferente do público, tem algumas garantias, por exemplo: se um funcionário fica doente, a empresa contratada tem a responsabilidade de enviar um outro para garantir que o serviço não pare. Por isso, acredito que alguns serviços terceirizados são sim essenciais, mas de forma pontual. Não pretendemos terceirizar ou privatizar outros. Inclusive, montamos equipes de limpeza de rua e paisagismo, por exemplo, que não são terceirizadas.


***

Rodrigo Althoff
PL - 22

Precisamos revisar os trabalhos terceirizados que já existem na Prefeitura Municipal de Gaspar. Hoje, muitos servidores estão se aposentando e não existem mais estas vagas dentro do quadro das Categorias dos Servidores Públicos Municipais, Autarquias: Samae e da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, extintas por força de Leis Municipais. Desta forma, não tem como promover a realização de futuros concursos públicos para preenchimento dessas vagas. A terceirização deve atender unicamente à uma questão de necessidade, sempre prezando pela economia dos Recursos Públicos.
Se favorável, quais serviços pretende terceirizar?
Diante da necessidade, para os cargos previstos em Lei.



Qual a sua posição sobre os servidores temporários (ACTs) que atuam em Gaspar?

 

Quais suas propostas para adequação do número de servidores às hipóteses legais?

 

Wanderlei Knopp
DEM - 25

Faremos uma avaliação profunda de todos os quadros e suas áreas, avaliando e até revendo, se necessário, o modo de contratação e seus requisitos mínimos. Se constatada a necessidade, pretendemos abrir concursos públicos, dando prioridade aos 3 pilares essenciais. Mas sempre discutindo de ombro a ombro com as classes envolvidas. Atuando sempre em prol de prestar um serviço excelente por um custo justo a nossa sociedade gasparense.


***

Amarildo Rampelotti
PT - 13

Logo no início do governo farei um levantamento para a realização de um concurso público de provas e títulos visando o preenchimento das vagas efetivas que estão abertas. No meu governo, terei servidores temporários que irão atuar em vagas em que o servidor efetivo estiver ausente pelos mais diversos motivos previstos em lei. Os servidores temporários serão tratados conforme a legislação própria. Porém, com a mesma dignidade e respeito. Quero contar com o Sindicato para fiscalizar as hipóteses que porventura não estejam dentro da lei, para acabar com o uso político das contratações temporárias. Todos os contratados temporários serão selecionados via processo seletivo de provas. Quando isso não for necessário, farei via processo seletivo simplificado, ou seja, apenas de títulos, tendo em vista sempre o atendimento às demandas da comunidade.


***

Sérgio Almeida
PSL - 17

Relevantes para o serviço publico a fim de manter a qualidade dos serviços prestados ao contribuinte decorrente da carreira dos efetivos. Em relação a adequação, entendemos que requer um estudo mais aprofundado a fim emitir qualquer opinião em relação a demanda.

 

***

Kleber Wan-Dall
MDB, PSD, PP, PDT, PSDB - 15

Hoje a Prefeitura de Gaspar possui cerca de 763 profissionais em contratação temporária, grande parte na área de Educação para atender as necessidades do setor e garantir o direito dos cidadãos ao ensino e demais serviços públicos. Atualmente te a Prefeitura de Gaspar já respeita todas as previsões legais na contratação temporária. Vamos continuar respeitando as regras impostas por Lei e buscando a valorização de todos os servidores, sejam eles efetivos, ACT’s, terceirizados ou estagiários.


***

Rodrigo Althoff
PL - 22

Todo Município precisa manter a Contratação de ACTs (acordo coletivo de trabalho), devido aos afastamentos legais: licenças (prêmio, tratamento saúde, maternidade), férias, readaptações, cedências para outros órgãos de nível Municipal, Estadual e/ou Federal, ocupar cargos Eletivos a nível Municipal, Estadual e/ou Federal, entre outras situações previstas em Lei. Respeitaremos os índices de Gastos com Folha de Pagamentos dos Servidores Públicos de Gaspar, sempre buscando a valorização e permitindo que os mesmos se atualizem e busquem aperfeiçoamento na melhoria dos serviços públicos ofertados.



Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1976

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.