O crescimento do comércio na área central e a modernização da rodovia aumentaram o movimento de automóveis, gerando alguns gargalos em determinados períodos do dia. Há um plano para melhorar a mobilidade urbana e a segurança dos pedestres?
![]() |
Érico de Oliveira (Dida) |
A reurbanização da área central, em fase de conclusão, vai abrir uma série de alternativas e possibilidades. Estamos tratando de readequar os estacionamentos e calçadas existentes e criar novos espaços alternativos de estacionamento, o que vai possibilitar inversões de mão e outras alternativas que irão melhorar a mobilidade de pessoas e de veículos. Paralelamente a isso estamos tratando seriamente e iniciando tratativas para viabilizar recursos para, a médio prazo, projetar e executar um possível contorno viário que junto com a ponte consiga retirar ou desviar os caminhões e transportes pesados da nossa via central, abrindo mais e mais espaços para clientes nosso principal moto econômico: o setor têxtil de moda praia, lingerie e fitness. A idéia é ampliar as calçadas e valorizar a mobilidade de pedestres e espaços de estacionamento para veículos de clientes. |
***************
![]() |
Luiz Gustavo Fidel |
Na verdade, mobilidade urbana está muito além da preocupação com os gargalos já existentes no sistema viário de Ilhota, visto que temos mais de 10 loteamentos em fase de instalação e operação, tornando essa ideia de uma cidade rápida, mais complexa, mas não podemos parar o crescimento, apenas organizar. Para isso buscaremos a elaboração de um estudo cumulativo dos impactos causados pelos empreendimentos imobiliários na cidade, para entender o tamanho real das necessidades na mobilidade urbana, saúde, educação, saneamento básico e outros, mesmo que já tenhamos uma ideia que seja grande. Mesmo assim, temos conhecimento da existência de um PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA, elaborado pela AMFRI, que talvez tenha de ser atualizado, por possíveis cenários atuais, mas que pretendemos implantar. |
Durante o período eleitoral, o Cruzeiro do Vale vai publicar uma série de perguntas e respostas com os candidatos a prefeito de Ilhota. A sequência da publicação das respostas foi definida através de sorteio todos os candidatos possuem o mesmo espaço de resposta: no máximo 1.500 caracteres.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).