A realização de ações que façam o trânsito fluir é um assunto constante na cidade. Além da viabilização do Anel de Contorno, quais outras medidas podem ser tomadas para melhorar a qualidade do trânsito, sobretudo na área central de Gaspar?
![]() |
Amarildo Rampelotti |
A principal obra de mobilidade da história de Gaspar foi iniciada pelo governo de Celso Zuchi, do qual eu fiz parte, com a Ponte do Vale Prefeito Dorval Pamplona. Ela foi construída com recursos do Município e da União, na ordem de mais de quarenta milhões de reais, sem nenhum endividamento. O atual governo deu continuidade à obra, contraindo empréstimos para isso. Vou continuar a obra, que é importante para a comunidade, porém como primeira medida de governo irei rever o preço de todos os contratos, porque entendo que é possível baratear a obra. Com a mesma qualidade, vou fazer mais com menos. Os bairros que sofrem com a poeira também serão atendidos, pois são importantes corredores de desenvolvimento. O retorno do Orçamento Participativo vai levantar a demanda das comunidades em relação às pavimentações desejadas. Também instituirei uma nova política para o transporte coletivo municipal que irá retirar parte dos veículos da rua. Ainda implantarei uma política de acessibilidade às pessoas com deficiência nos espaços públicos, bem como parcerias para esses acessos com a iniciativa privada. |
***************
![]() |
Kleber Wan-Dall |
Vamos continuar investindo em pavimentações, reurbanizações, abertura de vias, implantação de ciclovias, além de garantir um sistema de transporte coletivo eficiente. Nossa proposta é executar mais um trecho do anel de contorno que vai ligar Gaspar Grande, Coloninha, Figueira e Águas Negras. Vamos viabilizar o projeto da terceira ponte, no Bela Vista. Já implantamos 2 binários e vamos continuar com as alterações para dar ainda mais fluidez ao trânsito. Nos últimos 4 anos implantamos mais de 30km de ciclovias e ciclofaixas, vamos ampliar ainda mais, oferecendo mais segurança para quem utiliza bicicleta como meio de transporte ou lazer. Herdamos um problema sério no transporte coletivo, com contratos emergenciais e um estudo que não atendia a necessidade da nossa população. Já contratamos um novo estudo, com uma das melhores e mais conceituadas empresas do Brasil, para apresentar a proposta de um transporte público eficiente, que atenda as necessidades do povo e seja economicamente viável ao município. Vamos também trabalhar para promover um transporte coletivo regional integrado. Gaspar não pode parar. |
***************
![]() |
Rodrigo Althoff |
Daremos continuidade as obras do Anel de Contorno. O principal trecho que executaremos será ligando os Bairros: Figueira, Coloninha e Gaspar Grande, como uma rota alternativa e rápida. Com a Pavimentação asfáltica da Rua Pref. Leopoldo Schramm e da Estrada Geral da Garuba teremos outro bom acesso ligando Gaspar-Blumenau. Faremos o Projeto da Terceira Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu entre os bairros Figueira e Bela Vista, ligando ao Bairro Belchior Baixo. Junto ao Governo Estadual revitalizaremos a Rod. Dep. Francisco Mastella. Vamos modernizar o departamento de trânsito/área azul com foco na orientação, organização do trânsito e da mobilidade urbana, orientados por projetos de engenharia de tráfego, de sinalização e de segurança. Retomaremos o transporte público municipal eficiente e acessível, buscando a sua integração com a região metropolitana e incentivaremos os transportes alternativos. Ampliaremos as ciclovias e bicicletários nos bairros, daremos incentivos e atenção especial para a acessibilidade e as condições das calçadas em nossas ruas, tendo por foco a segurança e o conforto dos pedestres. |
***************
![]() |
Sérgio Almeida |
A coligação Gaspar acima de tudo, conhecedora dos problemas que tanto tiram a paz e o sossego da sociedade pós moderna, especificamente na cidade Coração do Vale, tem ciência de que a mobilidade urbana deve e precisa ter um olhar mais acurado a fim de dar mais fluidez ao nosso trânsito tão congestionado em decorrência de nossa posição geográfica no vale do Itajaí. Para isso compreendemos que precisamos investir em: passeios públicos; criar e/ampliar as ciclovias existentes; buscar parcerias público privada nos transportes alternativos tais como; micro-onibus, mini vans, transportes via aplicativos, etc; buscar ainda alternativas, através de estudos a fim de ver a viabilidade na implantação de linha sobre trilhos; abrir novas vias e/ou revitalizar vias alternativas já existentes; buscar recursos junto ao governo federal para construção da terceira ponte no bairro Bela Vista; criação de três Subprefeituras com uma Praça do Cidadão a fim de descentralizar serviços nos bairros: Bela vista, Figueira e Águas negras; Belchior Central, B. Baixo, B. Alto e Arraial; Bateias, Barracão, Óleo Grande e Macucos. |
***************
Wanderlei Knopp |
A falta de mobilidade urbana é um problema crônico na nossa cidade. Para solucioná-lo precisamos antes de mais nada entender profundamente a causa do problema e combatê-lo, enquanto adaptamos a cidade para uma nova realidade que exige muito mais infraestrutura e organização do que temos atualmente. O Transporte Público precário que se arrasta há décadas é um dos maiores causadores, que obriga grande parte da população a buscar meios alternativos de locomoção como motos, carros ou transportes alternativos. Precisamos tornar a exploração deste serviço algo interessante para iniciativa privada, de modo que ela possa administrá-lo e servir bem a nossa população em troca de um valor justo. Em paralelo a isso precisamos de um setor de Análise de Tráfego, que possa acompanhar nossos fluxos em tempo real, nos apontando a necessidade de readequação ou criação de novas vias. Fazer a implantação de semáforos inteligentes, diminuindo o tempo de parada nas interseções. Investir/incentivar a construção e manutenção de calçadas e criar/interligar mais ciclovias, estimulando seu uso como meio alternativo de locomoção. |
Durante o período eleitoral, o Cruzeiro do Vale vai publicar uma série de perguntas e respostas com os candidatos a prefeito de Gaspar. A sequência da publicação das respostas foi definida através de sorteio todos os candidatos possuem o mesmo espaço de resposta: no máximo 1.120 caracteres.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).