Com as limitações impostas pelas medidas de segurança em razão da pandemia do novo coronavírus, as estratégias de campanha para as próximas eleições voltaram-se para as redes sociais. Os candidatos e coligações estão utilizando esse espaço de forma maciça desde que se iniciou o período permitido pela Justiça Eleitoral.
Entre as redes sociais digitais, a ênfase tem sido para o Facebook e para o Instagram. Todos os candidatos mantém regularmente a produção e divulgação de conteúdo por esses canais, realizando transmissões ao vivo (as já conhecidas lives) e videos em que divulgam suas propostas.
O coordenador da campanha do Partido dos Trabalhadores diz que as redes sociais são um mecanismo importante de comunicação. “Estamos trabalhando para levar nossos compromissos com os próximos quatro anos da cidade também através das redes. Temos um plano de governo alternativo ao que está posto e isso está sendo demonstrado diariamente nas ruas e nas redes. Temos 13 compromissos claros com as pessoas que estão sendo detalhados”, argumentou. Segundo ele, o PT tem 13 compromissos viáveis que serão executados a partir de 1º de janeiro de 2021.
Rodrigo Althoff, do PL, diz que as redes sociais serão muito importantes nesta campanha. Segundo ele, a cidade tem mais de 70 mil habitantes e não será possível chegar fisicamente a todos os eleitores corpo a corpo, com visitas.
“Utilizamos as redes sociais para levar aos eleitores um pouco do nosso perfil e das nossas propostas, por meio de vídeos e publicação de conteúdos. O retorno tem sido positivo, mas a abrangência ainda é limitada. Estamos em fase de mudanças e estruturação das redes para impulsionar os conteúdos”, explicou.
O candidato Kleber Wan-Dall, MDB, explicou que principalmente depois da eleição presidencial de 2018, as redes sociais passaram a ter importância fundamental nas estratégias de comunicação política. “Ainda mais em cidades como a nossa, onde não temos emissora de TV e temos um território muito amplo. Particularmente, eu adoro o contato pessoal, a campanha com a proximidade com a comunidade. Mas, por conta da pandemia, a rede social se tornou ainda mais imprescindível”, disse o candidato.
Segundo Kleber, o objetivo é mostrar as conquistas até agora e as propostas para o futuro através de fotos, vídeos, lives, posts, além de ouvir as sugestões dos gasparenses.
O candidato do PSL, Sérgio Almeida, reconhece a importância e o alcance das redes sociais, principalmente em virtude das particularidades da campanha. Para ele, o maior desafio é chega aos eleitores. “Não sei até que ponto as redes conseguem chegar até os quatro cantos da cidade. Por isso também utilizamos os espaços tradicionais na mídia, como rádio, TV e jornais. As redes são fundamentais e a melhor maneira de publicação de conteúdos, totalmente produzidos por nossa equipe de campanha”, justificou.
O presidente do DEM, Paulo Filippus, acredita que as redes sociais possuem sua relevância na campanha política como toda e qualquer interação social fora dela, mas com a vantagem de trabalhar numa velocidade muito maior e dar a possibilidade ao eleitor de comparar e cruzar as opiniões dos candidatos nesta eleição e antes dela, facilitando assim a identificação de demagogias e incoerências. “Um diferencial positivo para quem é coerente, horrível para quem não é, e ótimo para a cidade como um todo que consegue chegar nessas conclusões”, avalia.
Para ele, o maior desafio é driblar o algoritmo que filtra o conteúdo e privilegia quem paga pelas publicações. Outro desafio importante é convencer as pessoas a interagirem com as publicações, visto que o tema política na média é muito rejeitado pela população.
Sobre as estratégias, Paulo lembra que o partido traçou uma linha do tempo no período da campanha com objetivos distintos para todas as fases e que seguem o Plano de Governo e as diretrizes gerais de campanha.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).