Em sessão solene, a Câmara de Vereadores de Gaspar homenageou na quinta-feira (20) o Hospital de Gaspar pelos 51 anos de funcionamento. A instituição foi fundada em 18 de maio de 1970.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Francisco Solano Anhaia, citou cada um dos homenageados e os relacionou às palavras fé, ciência, luz, preparação e brilho.
“Todos nós, vereadores, gestores e comunidade, temos que dar as mãos nesse novo momento do Hospital de Gaspar, para que possamos transformá-lo numa referência regional de atendimento na Saúde”, declarou.
Já o vereador Júnior Hostins (MDB) recordou o primeiro parto realizado na maternidade por Dr. João Spengler. A filha do casal Margarida e Arthur Sansão, Maria Terezinha Sansão Lessa, nasceu em 16 de agosto de 1970.
“Então, se hoje é dia de celebrarmos 51 anos de história do Hospital, precisamos celebrar o amor, a amizade, o cuidado, o acolhimento, o voluntariado”, salientou.
A vereadora Mara da Saúde (PP), que é técnica em enfermagem, revelou que seu primeiro emprego na área da saúde foi no Hospital de Gaspar onde aprendeu muito sobre a atividade.
“Hospital de Gaspar: 51 anos contribuindo com a saúde; 51 anos salvando vidas; 51 anos empregando famílias e 51 anos fortalecendo a nossa fé”, ressaltou.
Ao lado dos integrantes da Mesa Diretora, o prefeito Kleber Wan-Dall participou da solenidade. Ao final, houve a exibição de um vídeo institucional em comemoração ao aniversário.
O alemão Alfons Sieber, mais conhecido como Frei Godofredo, foi o primeiro presidente da instituição. Ao final dos anos 1960, ele uniu as comunidades de Gaspar e Ilhota e formou equipes de trabalho, dando início à obra do hospital, com recursos obtidos em rifas, festas populares e doações.
Além de frei Godofredo (in memorian), foram homenageados também Dr. Maurício Monerat (in memorian), Dr. João Leopoldino Spengler, a enfermeira Maria Gilvani Kinel e a técnica em enfermagem Maria Tereza Venhorst.
Na segunda-feira (17), os vereadores se reuniram com a diretora administrativa, Fabiana Massari, que apresentou um pacote de investimentos em infraestrutura, gestão e corpo clínico para a entidade.
De acordo com o presidente da Comissão Interventora, Jorge Pereira, o desafio é transformar o espaço em referência em atendimentos de alta complexidade na região.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).