Por Geraldo Genovez
Franciele Daiane Back, de 23 anos, é a vereadora mais jovem eleita para a nova gestão da Câmara de Vereadores de Gaspar, que inicia em 1º de janeiro de 2017 e prossegue pelos próximos quatro anos. Ela foi a candidata mais votada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 696 votos, e conseguiu a única vaga do partido no poder legislativo da cidade. Além disso, Franciele, junto à Mariluci Deschamps Rosa, do PT, são as únicas mulheres que conquistaram uma vaga na Câmara de Vereadores para os anos seguintes.
Jornalista e militante do PSDB, a jovem é natural do bairro Belchior e conta que a ideia de se candidatar à vereadora de Gaspar surgiu a partir da sua vontade em melhorar a vida das pessoas. “Quero fazer mais pela cidade e principalmente pelo meu bairro. O foco da minha campanha foi lá, justamente por ser distante do centro da cidade. Tive muita resposta do povo pela internet, mas foi andando nas ruas, no Belchior Alto, Central e Baixo, de casa em casa, que conquistei meus votos. Tenho um jeito diferente de fazer política”, afirma.
Agora que foi eleita, Franciele deseja se inteirar do processo burocrático da Câmara de Vereadores e agir em parceria com o prefeito Kleber Wan-Dall e com a comunidade. “Quero fazer um trabalho em conjunto, não sozinha. Vou ser a voz da comunidade lá dentro. Quero levar reinvidicações da população e fiscalizar onde o dinheiro público está sendo investido”, garante Franciele, que já vivencia a responsabilidade depositada a ela. “Eu sinto que as pessoas têm uma expectativa muito grande no meu nome. Não por eu ser mulher, mas porque eu sou jovem. Não quero focar nessa coisa de ‘sou mulher’. Com certeza vou representá-las, mas quero ser uma representante de todas as classes. Tenho que mostrar para as pessoas que eu sou capaz”.
Antes de assumir seu cargo no legislativo, a jovem vai visitar novamente todas as casas por onde passou durante a campanha. “Se eu fui pedir, tenho que voltar para agradecer e me colocar à disposição das pessoas”, afirma Franciele, cheia de expectativa com o novo desafio.
Sobre seus projetos, Franciele ressalta que vai trabalhar, principalmente, em cima dos pedidos da comunidade do bairro Belchior, onde as prioridades são a pavimentação asfáltica da rua Bonifácio Haendchen, uma reinvidicação antiga dos moradores; a faixada da rota das àguas, para valorizar o turismo da cidade; médicos para as unidades de saúde; e transporte público, que possui poucos horários.
Filha de Aldo e Marlise Back, Franciele nasceu em 1993 e tem 23 anos. Ela frequentou o CDI Irmã Cecília Venturi e estudou na escola Frei Policárpo, onde concluiu o Ensino Médio. É formada em Jornalismo pelo IBEs, de Blumenau, desde 2014, quando desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema ‘Mulher na Política’. A jovem sempre lutou pelo bem da comunidade do bairro Berchior, localidade onde vive, e hoje trabalha como jornalista no Jornal do Belchior. Ela é primeira da sua família a se envolver com a política.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).