Gabinete nos Bairros: Prefeito não cumpre promessa de campanha - Jornal Cruzeiro do Vale

Gabinete nos Bairros: prefeito não cumpre promessa de campanha

26/10/2018
Gabinete nos Bairros: prefeito não cumpre promessa de campanha

 Por Gilberto Schmitt

Não importa a cidade em questão. A função do gabinete do prefeito é receber autoridades para tratar de articulações políticas e atender a comunidade para ouvir suas reivindicações, ideias ou desabafos. Ciente de que muitos moradores de Gaspar trabalham incansavelmente o dia inteiro e não conseguem ir até a prefeitura para ter um contato direto com o prefeito, em seu plano de governo enquanto candidato a prefeito, Kleber Wan-Dall elencou a criação do projeto ‘Prefeito nos Bairros’. Em entrevistas e debate político, ele garantiu que nos quatro anos que estivesse à frente da Prefeitura de Gaspar, ao menos uma vez por mês seu gabinete estaria em algum bairro da cidade. 

A eleição de outubro de 2016 passou, Wan-Dall foi eleito prefeito de Gaspar, assumiu o cargo no dia 1º de janeiro de 2017 e no dia 21 do mesmo mês já estava no bairro Lagoa para ouvir a população. No mês seguinte, ele passou pelo Gaspar Alto e Alto Gasparinho. Em março, esteve no Figueira e Óleo Grande. E assim aconteceu nos meses seguintes.
O último ‘Prefeito nos Bairros’ de 2017 foi no dia 21 de dezembro. Os servidores entraram em férias coletivas e, depois, voltaram com as energias recarregadas. Passou o primeiro mês do ano, o segundo, o terceiro... e o décimo está quase acabando. Mas, até o momento, o projeto ‘Prefeito nos Bairros’ não voltou de férias.

Gabinete apenas na prefeitura

A promessa de aproximar o gabinete do prefeito da comunidade ficou apenas no Plano de Governo de Kleber Wan-Dall. O prefeito, de fato, recebe a comunidade em seu gabinete. Porém, o gabinete está fixo dentro da prefeitura. Em uma sala localizada após muitas escadas, portas e secretárias. O gabinete simples e do povo, que era acessível a qualquer pessoa, foi abandonado.

Demandas pequenas demais

Em entrevista ao Cruzeiro do Vale esta semana, o prefeito afirmou, via assessoria de imprensa, que o ‘Prefeito nos Bairros’ foi substituído pela sua presença em reuniões do programa Gestão Compartilhada e em ações específicas das secretarias do município. Isso porque, segundo ele, os sábados dedicados ao projeto deixado de lado serviram para que muitas demandas ditas ‘pequenas e do dia a dia’ fossem levadas ao chefe do Executivo. Sua expectativa era de que houvessem demandas ‘maiores’, voltadas amplamente ao desenvolvimento de Gaspar. Desapontado, deixou o projeto de lado de uma hora para outra. Simplesmente parou.

Resposta deixa dúvidas

Pelo fato de estar em Brasília em uma viagem de trabalho, o prefeito Kleber Wan-Dall respondeu a reportagem do Cruzeiro do Vale via e-mail. Em uma resposta que não deixou a contento, ele disse: “Em 2018, mudamos um pouco a estratégia, passamos a utilizar as reuniões do Gecom, visitas nos bairros e as diversas ações das Secretarias nos bairros para também atender a comunidade. Vou continuar com esse projeto durante todo o mandato. Fui o único candidato com coragem de incluir essa ação nas propostas e a minha disposição de atender a população vai muito além do Prefeito nos Bairros. Implementamos ações de transparência na Prefeitura Municipal, como exemplo a transmissão ao vivo das licitações que não aconteciam até então. Além do acesso às pessoas é uma questão de transparência e clareza dos atos públicos”.

Wan-Dall pode ter sido o único candidato a incluir o ‘Prefeito nos Bairros’ no plano de governo. Porém, também vai ser o único lembrado por abandonar o projeto três anos antes do término previsto. Ainda via assessoria de imprensa, existe a possibilidade de que o projeto volte. O prazo é, quem sabe, o final deste ano ou o ano que vem. A certeza na veracidade da resposta, porém, é pequena.

 

Edição 1874

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.