Se Gaspar é hoje uma potência, é porque muitas pessoas colaboraram por seu desenvolvimento. Um deles é Luiz Fernando Poli, ex-prefeito de Gaspar. Em seu mandato, a cidade Coração do Vale cresceu em diversos aspectos.
Poli cursou Direito e não tinha pretensão política. Mas, convidado a colocar seu nome à disposição pelo Movimento Democrático Nacional (MDN), aceitou a responsabilidade. E o resultado foi positivo, após seis meses de campanha, indo de casa em casa. Ele foi eleito aos 30 anos e assumiu o Executivo municipal aos 31, em 1977.
De acordo com Poli, a eleição foi apurada. “Até o meio dia, o outro candidato estava ganhando. Ouvi a apuração em casa, pela Rádio Sentinela do Vale. Venci por 23 votos, na última urna”, relembra o ex-prefeito. A posse aconteceu na Câmara de Vereadores de Gaspar e reuniu grande público que vibrou com sua vitória.
O primeiro mandato de Luiz Fernando Poli encerrou em 1983. Dez anos mais tarde, em 1993, ele voltou com tudo. “Eu já estava envolvido na política, mas novamente não tinha pretensão. Em reunião, foi definido que eu seria o nome do antigo Partido da Frente Liberal (PFL)”, conta. Novamente eleito, ficou à frente da prefeitura até 1996.
Entre as principais realizações de Poli, está a descentralização da saúde com a abertura de unidades de saúde no Belchior e outros pontos, assim como o trailer odontológico. Além disso, Poli foi o responsável pela construção do Ginásio João dos Santos, com recursos municipais.
A pavimentação de vários trechos, incluindo o morro da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, como está hoje, também foi uma realização de seu mandato. Poli fez a doação de um terro ao estado para a construção da Escola Agenor Zimmermann, proporcionou bolsa de estudo para ajudar seminarista, construiu a capela mortuária do Santa Terezinha e deu início aos grupos de idosos com bailes e encontros. Outra importante conquista de sua gestão foi a instituição do feriado municipal de 18 de março, que antes era ponto facultativo.
Muito satisfeito com o que fez com Gaspar, Poli se emociona ao relembrar os tempos em que foi prefeito. “Me orgulho de ter administrado e feito o melhor por Gaspar. Como homem público, também fiz muitas amizades”, conta. Nesta data tão especial, que comemora os 90 anos de emancipação político-administrativa da cidade, ele deixa uma mensagem de carinho. “Se pudesse, daria um abraço em toda a comunidade. Um abraço do tamanho de Gaspar”.
Luiz Fernando Poli é filho de Eurides Luiz Poli e Maria Cecília Santos Poli. Casado com a professora Sandra Maria de Aguiar, mora no Gaspar Grande. Tem 70 anos e é formado em Direito. Foi prefeito de Gaspar em dois mandatos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).