A denúncia de uma possível distribuição de materiais de campanha caracterizando o ex-presidente Lula como atual candidato à presidência levou a polícia a realizar buscas em diversos comitês do Partido dos Trabalhadores. Na tarde desta quarta-feira, dia 26 de setembro, foram recolhidos diversos santinhos do candidato a Deputado Estadual Pedro Celso Zuchi, que possuía em seu material de divulgação a foto de Lula e a indicação de Haddad como candidato a vice.
Segundo a promotora eleitoral de Gaspar, Andreza Borinelli, as denúncias recebidas em Gaspar vieram através do ‘Pardal’, que é um sistema de denúncia anônima; e pessoalmente, no Cartório Eleitoral. Ainda não se sabe a quantidade de material apreendido. Porém, a quantidade encheu a viatura da Polícia Militar. Todos os santinhos foram levados para a Procuradoria Regional Eleitoral de Florianópolis, que é a responsável por todo o trâmite legal. “O material foi apreendido por consta o Lula como candidato a presidente e o Haddad como vice. Isso caracteriza crime eleitoral, porque pode induzir o eleitor ao erro na hora de votar”, justifica a promotora.
Apesar de o maior volume de materiais ter sido recolhido do comitê do PT, os policiais confiscaram santinhos encontrados em gabinetes na Câmara de Vereadores de Gaspar.
Procurado pela reportagem do Cruzeiro do Vale, o candidato Pedro Celso Zuchi afirmou que o material recolhido é antigo e que seria descartado. “Estou fora da cidade, mas estou sabendo desta ação. Todo o material recolhido é antigo e já estava separado para ser descartado. Na época, quando ainda podia divulgar a foto do Lula, os santinhos foram feitos dentro da legislação. Temos a Nota Fiscal. O material que estamos utilizando no momento é o correto”, esclarece.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).