Prazos eleitorais provocam mudanças nos governos e novas filiações na região - Jornal Cruzeiro do Vale

Prazos eleitorais provocam mudanças nos governos e novas filiações na região

04/04/2016
Prazos eleitorais provocam mudanças nos governos e novas filiações na região

Faltando seis meses para as eleições municipais de outubro, as movimentações começam a se intensificar nas prefeituras e nos diretórios dos partidos em Gaspar e Ilhota. Na sexta-feira, o chefe de gabinete Doraci Vans e o diretor do Procon, Roberto Procópio de Souza, deixaram os cargos. As saídas atendem ao prazo de desincompatibilização do calendário eleitoral, que determina que candidatos a vereador estejam fora de cargos de secretários 180 dias antes da eleição. Pré-candidato a prefeito, o secretário de Obras Lovídio Bertoldi deve ficar no cargo até o fim de maio, já que o prazo para concorrer a cargos no Executivo é de 120 dias antes do pleito.

Em Ilhota, o fim do prazo de desincompatibilização também movimentou os quadros municipais. O secretário de Turismo, Miro Santos, deixou a pasta e colocou o nome à disposição para concorrer a prefeito pelo PRP. Além dele, Amarildo Laureano, secretário de Saúde, Sidnei Tomé, secretário de Obras, ambos do PP, Sidnei Reinert, secretário de Transportes, e João Roberto Vieira, assessor de Planejamento, esses do PSD, também deixaram os cargos.

Novas filiações

Na semana passada, o DEM de Gaspar registrou novas filiações como Roberto Tonioli, Renato Abelardo Beduschi, Iracema Petry, Alexandre Bohn e Viviana Schmitt. Tonioli e Beduschi, ao lado do vereador democrata Charles Petry, são especulados como possíveis candidatos a vice-prefeito na chapa de Andreia Zimmermann Nagel, PSDB.

Fundado há cerca de um mês, o PSB de Gaspar já filiou o presidente da Câmara de Vereadores, Giovano Borges e agora conversa com outros partidos para definir qual será sua posição no processo eleitoral de outubro. O PDT anunciou na sexta-feira a filiação do empresário Antônio Osni Woleck, o Toni da Churrascaria, também pré-candidato do partido a vereador.

Envolvido no projeto “Pra quem quer mais”, que visita residências nos bairros de Gaspar para ouvir a comunidade, o PMDB se reúne às 19h desta segunda-feira, dia 4, na Câmara de Vereadores para o encontro mensal do partido e também para a continuação do curso de formação de pré-candidatos da legenda. A promessa é de que novos filiados sejam apresentados neste encontro. No dia 6 de maio, o partido fará uma reunião com homenagens para comemorar os 50 anos do PMDB. O pré-candidato do partido a prefeito é Kléber Wan-dall.

O PSD, do pré-candidato a prefeito Marcelo Brick, também realizou filiações nos últimos dias. Atualmente, a sigla conta com 25 pré-candidatos a vereador. A campanha eleitoral deste ano deve ter apenas 45 dias, iniciando em 16 de agosto. A eleição ocorre no dia 2 de outubro.

 

Edição 1743

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.