O domingo (17) foi de manifestações em Santa Catarina. Em Florianópolis, manifestantes contrários e a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff estavam concentrados em locais diferentes nesta tarde. Segundo a Polícia Militar, 17 cidades tiveram manifestações a favor do impeachment e quatro contra.
Na Avenida Beira Mar-Norte, manifestantes a favor do impeachment se reuniam desde o meio da tarde na região do trapiche para assistir à votação por um telão. Segundo organização, 4 mil pessoas estavam reunidas no local por volta das 19h. A PM estimava 2 mil pessoas perto das 21h. A manifestação terminou perto das 23h30, de acordo com a PM.
Manifestantes a favor do impeachment acompanham sessão da Câmara no trapiche da Av. Beira Mar, em Florianópolis (Foto: Rafael Davi)
Já o protesto contra o impeachment começou à tarde no Largo da Catedral, no Centro. Também foi colocado um telão.
Por causa da missa das 18h, os manifestantes transferiram o protesto para o Largo da Alfândega. De acordo com a PM, 800 pessoas seguiam a votação por telão por volta das 21h. A organização estimava 3 mil. A Cavalaria da PM acompanhava a manifestação, que terminou perto das 23h30.
Em Florianópolis, manifestação contrária ao impeachment começou no Largo da Catedral (Foto: PMSC/Divulgação)
Vale do Itajaí
Em Blumenau, pessoas a favor do impeachment protestavam em frente à Prefeitura na tarde deste domingo. Além de exibir um boneco do ex-presidente Lula, manifestantes distribuíam coxinhas. De acordo com a organização, 350 pessoas estavam reunidas por volta das 20h. A PM calculou 200 às 20h30, com diminuição do número de pessoas às 21h30. A manifestação terminou perto das 23h50, informou a organização.
Ato pró-impeachment seguiu até a noite em frente à prefeitura de Blumenau (Foto: Osvaldo Sagaz/RBS TV)
Desde a manhã, manifestantes contrários ao impeachment se concentravam na praça Doutor Blumenau, no Centro da cidade. No início da manhã, eles colocaram uma faixa em uma das pontes no centro de Blumenau.
Pouco antes das 17h, o ato tinha 250 pessoas, de acordo com a organização. A PM de Blumenau estimava 80. Por volta das 20h, o ato estava menor, mas ainda havia pessoas no local. O ato terminou às 23h25, segundo a organização.
Em Timbó, às 19h30, cerca de 40 pessoas a favor do impeachment assistiam à votação da Câmara dos Deputados em um telão em uma choperia, segundo a PM. O ato começou às 14h.
Já em Itajaí, a PM informou que havia 100 pessoas reunidas na cidade a favor do impeachment por volta das 20h30. O G1 não conseguiu contato com a organização.
Um ato a favor do impeachment também foi registrada em Brusque. Segundo a PM, 50 pessoas participavam às 21h. O ato terminou por volta das 23h30, de acordo com a PM. O G1 não conseguiu contato com a organização.
Manifestantes a favor do impeachment distribuíram coxinhas em Blumenau (Foto: Marina Dal Castagne/RBS TV)
Em Blumenau, faixa foi colocada em uma das pontes no Centro (Foto: Marina Dalcastagne/RBS TV)
Norte
Em Joinville, a movimentação na Praça da Bandeira, no Centro, começou por volta das 15h30. Segundo a Polícia Militar, cerca de 200 pessoas protestavam a favor do impeachment, às 19h. O Movimento Brasil Livre (MBL) calculava 300 às 23h15. Nesse horário, a PM registrava diminuição do número de pessoas. O protesto terminou perto das 23h30, segundo a PM.
Em Jaraguá do Sul, a PM registrou também uma manifestação a favor do impeachment com a participação de 300 pessoas às 20h. O G1 não conseguiu contato com os organizadores. Segundo a PM, a manifestação terminou perto das 23h30.
Manifestação SC - Em Mafra, manifestantes assistiram votação em telão da Praça Hercílio Luz (Foto: Josiel Pestes/Divulgação)
Mafra também registrou um ato a favor do impeachment. De acordo com a organização, foi colocado um telão na Praça Hercílio Luz às 17h30. Por volta das 18h30, cerca de 200 pessoas estavam no local. À noite, porém, os manifestantes começaram a deixar a praça. Perto de 20h50, ainda havia pessoas no local. A PM divulgou uma estimativa às 21h, quando contabilizava 50 manifestantes.
Também houve manifestação a favor do impeachment em Porto União, segundo a PM. Participaram cerca de 100 pessoas, de acordo com número divulgado pela polícia às 22h05. O G1 não conseguiu contato com a organização.
Em Canoinhas, também foi registrado protesto a favor do impeachment. Cerca de 250 pessoas participaram do ato, que durou cerca de uma hora e encerrou por volta das 11h40, segundo a PM. O G1 não conseguiu contato com a organização.
Em Joinville, manifestantes a favor do impeachment comemoraram votos de deputados (Foto: Kleber Pizzamiglio/RBS TV)
Litoral Norte
Em Balneário Camboriú, o ato a favor do impeachment começou por volta das 14h. Um telão foi instalado na praça Almirante Tamandaré, na Avenida Atlântica. De acordo com a PM, 200 pessoas acompanhavam a votação às 20h30. O G1 não conseguiu contato com a organização. A manifestação terminou perto das 23h30.
Na cidade de Itapema, por volta das 20h30, cerca de 50 pessoas estavam reunidas na Praça da Paz para acompanhar a votação, de acordo com a Polícia Militar. O G1 também não conseguiu contato com a organização.
Sul
Em Criciúma, integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), a favor do impeachment, se reuniam desde as 14h em um estabelecimento comercial no Centro da cidade para acompanhar a votação no telão. Conforme a organização, havia 40 pessoas às 19h. Diferente das outras manifestações, eles não conseguiram liberação para fazer o ato no Parque das Nações. A estimativa da PM é de 30 pessoas. Confira abaixo um vídeo de comemoração dos manifestantes após a decisão da Câmara de dar prosseguimento ao processo de impeachment.
MANIFESTAÇÕES SC: Criciúma tem ato a favor do impeachment (Foto: Ricardo Dias/RBS TV)
Oeste
Em Chapecó, aproximadamente mil pessoas, conforme a organização, participaram de uma manifestação “em defesa da democracia e contra o golpe” no Centro. A PM informou que havia 300 pessoas no local por volta das 10h30 e 100 por volta das 13h. O grupo se concentrou no calçadão da rua Benjamin Constant entre a avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos. A manifestação encerrou às 13h.
Em Xanxerê, uma manifestação a favor do impeachment reunia 10 pessoas pouco antes das 20h, segundo a PM. O protesto terminou às 19h50. O G1 não conseguiu contato com a organização.
Manifestação SC: em Chapecó manifestação contra o impeachment também foi registrada (Foto: Isabella Fernandez/RBS TV)
A Polícia Militar registrou também uma manifestação a favor do impeachment em Concórdia. Participavam 15 pessoas às 21h20. O G1 não conseguiu contato com a organização.
Em Joaçaba, manifestantes a favor do impeachment começaram a se reunir por volta das 15h na praça em frente ao prédio na prefeitura, no Centro da cidade. Perto das 18h, porém, foi quando a maior parte deles chegou, para assistir à votação na Câmara em um telão. Às 18h40, havia cerca de 200 pessoas na praça, segundo a organização. Às 22h05, a PM passou que havia 70 manifestantes.
Também houve registro de manifestações contra o impeachment em São Miguel do Oeste, com a participação de 100 pessoas, segundo a PM. A concentração na Praça Central começou pela manhã e terminou às 15h30. O G1 não conseguiu contato com a organização.
Em Canoinhas, grupo protestou a favor do impeachment (Foto: PM/Divulgação)
Serra
Na cidade de Lages, ocorreu manifestação a favor do impeachement. Conforme a PM, 30 participantes manifestaram pela manhã. O ato terminou após as 11h30. O G1 não conseguiu contato com a organização.
Em Joaçaba, manifestantes assistiram votação por telão (Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)
Em Florianópolis, trapiche da Av. Beira Mar Norte reuniu manifestantes pró-impeachment (Foto: Mayara Vieira/RBS TV)
Manifestantes contrários ao impeachment iniciaram protesto no início da tarde no Largo da Catedral, em Florianópolis (Foto: João Salgado/RBS TV)
Em Blumenau, protesto contra impeachment começou pela manhã (Foto: Eder Lima)
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).