Secretário de Obras pede abertura de Comissão de Ética na Câmara de Gaspar; alvo é vereador Alex Burnier - Jornal Cruzeiro do Vale

Secretário de Obras pede abertura de Comissão de Ética na Câmara de Gaspar; alvo é vereador Alex Burnier

25/06/2024
Secretário de Obras pede abertura de Comissão de Ética na Câmara de Gaspar; alvo é vereador Alex Burnier

O secretário de Obras de Gaspar, Douglas Muller, enviou um requerimento à Câmara de Vereadores pedindo a abertura de uma Comissão de Ética para apurar os atos praticados pelo vereador Alexsandro Burnier (PL) no dia 17 de maio de 2024. O documento tem 19 páginas e foi protocolado no dia 29 de maio.

O que diz o secretário

De acordo com Muller, no dia 17 de maio deste ano, por volta das 14h20, o vereador esteve no depósito da secretaria de Obras para buscar informações sobre um suposto requerimento não respondido à Câmara de Vereadores. “(...) o vereador adentrou nas dependências da Secretaria de Obras, em local privativo de trabalho dos servidores daquela secretaria, sem qualquer permissão, e lá iniciou um processo de inspeção e contagem do material que estava estocado no depósito. Os atos praticados pelo vereador a todo momento eram gravados por sua assessoria, sendo que este criou uma narrativa na gravação afirmando que estavam faltando os materiais ora inspecionados, com o intuito obscuro de colocar em dúvida a probidade do secretário de Obras e dos servidores que ali trabalham (...)”.

Em outro trecho do documento, o secretário afirma que: “(...) uma servidora abordou o mesmo se este possuía autorização para realizar esta atividade no depósito do município de Gaspar e este respondeu que ‘sou vereador, posso entrar e fiscalizar’. (...) Por fim, relatamos que os materiais ora fiscalizados pelo vereador estavam, por motivo de logística, depositados em dois depósitos da secretaria de Obras, sendo uma parte no local fiscalizado pelo vereador e outra parte no depósito da Ponte do Vale”.

O que diz o vereador

O vereador Alex Burnier diz que recebeu com surpresa a notícia do pedido de abertura de uma Comissão de Ética. “O secretário inventa que eu quebrei itens, que invadi, sendo que conversei com ele no dia e nada disso foi falado. Tratei os funcionários super bem. São inverdades inventadas para me atingir. Estou em paz porque sei que não cometi crime algum. Não houve invasão, cumprimentei o porteiro e todos que estavam lá. Isso é uma represália política”.


O que diz a Câmara

Em nota divulgada na segunda-feira, dia 24 de junho, a Câmara de Vereadores confirma que recebeu o requerimento do secretário de Obras, que a Mesa Diretora deu os devidos encaminhamentos e que um parecer da Procuradoria Jurídica vai determinar o seguimento ou não dos trâmites legais.

Se aprovada a abertura da Comissão de Ética, Alex Burnier será o primeiro vereador da história da Câmara de Gaspar a enfrentar um processo por quebra de decoro parlamentar.

Confira a nota da Câmara na ítnegra:

“A Câmara de Vereadores de Gaspar confirma que recebeu na última semana um requerimento do atual Secretário de Obras de Gaspar, Douglas Francisco Muller, requerendo a abertura da Comissão de Ética para apurar os atos praticados pelo Vereador Alexsandro Burnier (PL) publicados em suas redes sociais no dia 17 de maio de 2024, denunciando a aquisição de bocas de lobo inteligentes e mãos francesas para floreiras no município de Gaspar.
Sendo assim, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Gaspar deu os devidos encaminhamentos, e na Sessão Ordinária do dia 18 de junho de 2024, foi lido na íntegra o requerimento. Agora, aguarda-se a instrução da Procuradoria Jurídica da Casa de Leis, para seguimento dos trâmites legais ou não.
A instrução jurídica neste caso se faz necessária para análise da peça apresentada, assim como a verificação compatível da Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Gaspar.”

 

 

Edição 2159
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.