A gratuidade do transporte público em Gaspar foi o tema abordado pelo vereador Ciro Quintino na sessão da Câmara Municipal desta semana. Ele afirmou que quer ampliar o debate sobre o assunto, que já vem sendo discutido há muito tempo e que ainda não possui nada de concreto. “Nossa cidade, com sua extensa área territorial, demanda soluções de mobilidade eficientes, sustentáveis e acessíveis para todos”, justificou.
Um dos pontos levantados por Ciro foi o valor do transporte coletivo, que cada vez mais representa uma parcela significativa na renda média das famílias e também no caixa das empresas que oferecem vale-transporte aos colaboradores. Como comparativo, ele destacou a tarifa zero praticada em cidades catarinenses. “O exemplo mais próximo é Balneário Camboriú, que adotou a gratuidade no transporte e tem apresentado resultados positivos. As pessoas estão usando mais o transporte público e isso está ajudando a reduzir o trânsito e a poluição”.
Para Ciro, é preciso aliar ações e investir em infraestrutura que favoreçam a mobilidade ativa, como ciclovias e calçadas adequadas, para incentivar o uso de meios de transporte mais sustentáveis e buscar a integração entre diferentes modais de transporte, como ônibus, bicicletas e veículos compartilhados. “O desafio que temos pela frente é grande, mas com determinação e vontade política Gaspar pode construir um sistema de transporte público eficiente, sustentável e acessível a todos. É fundamental que essa discussão seja contínua e que nossas decisões sejam sempre pautadas pelo bem-estar da comunidade e pela preservação do meio ambiente. Acredito que juntos podemos construir um futuro melhor para Gaspar”.
Hoje, a empresa Expresso Presidente é a responsável pelo transporte público municipal em Gaspar. Ela começou a operar na metade de 2021 e hoje tem frota composta por 22 ônibus com menos de cinco anos de uso cada.
Em julho deste ano, a prefeitura de Gaspar realizou na Câmara de Vereadores uma audiência pública para apresentar um estudo sobre o transporte coletivo. Clique AQUI e saiba mais sobre a audiência.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).