Os cartazes vermelhos nas prateleiras dos supermercados indicando promoções sempre chamam a atenção dos consumidores. Para aproveitar os preços baixos, alguns compram uma grande quantidade de produtos. E, quando chegam em casa, muitos consumidores se deparam com a proximidade da data de validade do produto recém comprado.
Pensando em dar mais segurança aos consumidores no momento da compra de produtos perecíveis na promoção, o vereador e presidente da Câmara de Gaspar, Ciro André Quintino, entra na próxima semana com um pedido de aprovação de Projeto de Lei que obriga os supermercados e lojas similares instalados em Gaspar a indicarem no cartaz a data da validade dos produtos. Como justificativa para o PL, o vereador afirma que é preciso que o consumidor defina, no momento da compra, se o produto está dentro das suas expectativas de consumo. “Quando vamos aos supermercados, nos deparamos com produtos postos em promoção, normalmente, em razão da proximidade da sua validade. E essas promoções acabam induzindo o consumidor ao erro. O objetivo desse Projeto de Lei é proteger e qualificar a relação de consumo”.
O PL será posto à aprovação dos demais vereadores na sessão da próxima terça-feira, 2 de maio.
Se o Projeto de Lei do vereador Ciro André Quintino for aprovado, os supermercados e estabelecimentos similares deverão informar, no cartaz da promoção, a data de validade do produto em questão. Além disso, letra utilizada para passar a informação não poderá ser menor do que a metade do tamanho utilizado para expressar a oferta. Caso a promoção seja divulgada de forma oral, a validade também deverá ser informada logo após a pronuncia do preço.
Caso o estabelecimento não cumpra a norma, está sujeito a multa no valor de 50 unidaes fiscais municipais. O valor pode ser dobrado caso seja persistido o erro.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).