Vereadora Mara é a nova Procuradora Especial da Mulher em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Vereadora Mara é a nova Procuradora Especial da Mulher em Gaspar

16/02/2024
Vereadora Mara é a nova Procuradora Especial da Mulher em Gaspar

A vereadora Mara da Saúde (PP), em consenso com a Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Gaspar, foi eleita Procuradora Especial da Mulher. O mandato é de um ano e, ao seu lado, vai trabalhar a vereadora Franciele Back (PSDB), que é a nova procuradora-adjunta. As indicações foram formalizadas pela Resolução 22/2024, de autoria da Mesa Diretora.

Essa é a primeira vez que uma vereadora negra vai comandar uma Procuradoria Especial da Mulher no Vale do Itajaí. “Assumo essa função, sabendo da responsabilidade que tenho com as mulheres da nossa cidade e região. Juntamente com a Bancada Feminina, faremos um trabalho de conscientização, debate e implementação de políticas públicas que façam a diferença na vida das mulheres”, ressalta Mara.

As ações da Procuradoria Especial da Mulher acontecem durante todo o ano e não são voltadas apenas a acolher mulheres vítimas de violência. O objetivo é ter o assunto sempre em foco, mas agindo de forma mais ampla, buscando levar informação à comunidade, trabalhando assim a conscientização e prevenção. Sugestões de políticas públicas e atividades que incentivem a independência e autoestima da mulher também estão entre as metas da Procuradoria.

Procuradoria

A Procuradoria tem como missão orientar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher; auxiliar as Comissões em propostas que tratem de direitos relativos à mulher ou à família; fiscalizar e acompanhar campanhas educativas e execução de programas governamentais e não governamentais de políticas públicas para as mulheres.

Atendimentos

Durante 2023, três mulheres foram atendidas pela Procuradoria Especial da Mulher. Duas delas foram apenas acolhimentos e um dos casos foi realizado encaminhamento à Rede Catarina de Proteção à Mulher, programa da Polícia Militar. A Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara de Vereadores de Gaspar, atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Avenida das Comunidades, 133, Centro, prédio do Gascic.

Ação prevista

Além de continuar com o trabalho de orientação, prevenção e acolhimento realizado durante todo o ano, a primeira ação da Procuradoria Especial da Mulher para 2024 é providenciar a nomeação da Sala onde são realizados os atendimentos. Os trâmites burocráticos já se iniciaram e a expectativa é que a nomeação possa ser oficializada em março – mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

 

 

 

 

Edição 2140

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.