Artesanato de Páscoa é uma das riquezas da Osterfest - Jornal Cruzeiro do Vale

Artesanato de Páscoa é uma das riquezas da Osterfest

26/03/2012

p22701211MD.jpgA programação da Osterfest, o Festival de Páscoa realizado na cidade mais alemã do Brasil, conta com uma programação surpreendente. Além da Osterbaum, maior Árvore de Páscoa das Américas, outras obras de arte chamam a atenção pela delicadeza e riqueza de detalhes. É o Ostermarkt, feira de artesanato e decoração de Páscoa, com trabalhos feitos por artistas e artesãos locais.

A pintura germânica Bauernmalerei é uma técnica que se destaca como uma das marcas do artesanato do município. Utilizada principalmente em móveis e objetos decorativos, retratam a visão simples da natureza, como as flores e os pássaros, em cores fortes e contrastantes.

De acordo com a artesã Nani Scheer, especialista na técnica, o Bauernmalerei surgiu na Europa nos séculos 17 e 18 entre a população rural, como uma forma alegre e barata dos camponeses decorarem suas casas. Os desenhos, de toque suave e delicado, atravessaram gerações e conquistaram o mundo. ?Hoje é uma forma de decoração que pode encontrar seu espaço em qualquer ambiente, dependendo do estilo da peça e da característica do desenho ou motivo utilizado?, diz.

Tradicionalmente empregados na ornamentação de janelas, os Fensterbilders são outro artesanato típico da cidade, herdado da tradição alemã, que fazem sucesso na Páscoa. As figuras em madeira, vazadas e recortadas, são encontradas em versões com coelhos, flores e ovos, entre outros elementos, inclusive com opções de kits DIY (faça-você-mesmo). 

O artesanato em madeira aparece com exclusividade ainda na decoração da feira, com a técnica chamada de Drechslerei, muito comum na Alemanha e que caminha para a popularização em Pomerode. Trata-se de um método para esculturas torneadas, principalmente usado na composição de personagens de presépios e bonecos ?quebra-nozes?. Feitos pela artesã local Sandra Greuel, coelhos gigantes, ricamente decorados, recepcionam os visitantes nas entradas do Centro Cultural.            

A Osterfest, que continua durante os finais de semana até o dia 7 de abril, oferece ainda outras diversificadas atrações, como a Casa do Coelho, apresentações culturais e gastronomia temática.

Texto: Oficina das Palavras | Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.