Uma medida tomada na manhã desta quinta-feira, 4, pela Prefeitura de Ilhota acabou por complicar ainda mais a vida daqueles que dependem de caminhões para fazer suas entregas pela região. Além de estarem proibidos de passar pela Ponte Hercílio Deeke, fechada para veículos pesados desde o dia 26 de fevereiro, agora os caminhões pesados também estão proibidos de passar pela balsa de Ilhota.
A decisão de bloquear a passagem de caminhões foi tomada como uma forma de prevenir acidentes. Por causa da interdição da ponte de Gaspar o movimento de caminhões na balsa teve um aumento considerável. Temendo que ela estrague por excesso de peso, a Secretaria de Transportes e Obras decidiu que seria melhor suspender o uso dela pelos caminhoneiros. "Queremos evitar um estrago, já que ela não comporta tamanho peso", afirma o secretário Valdir Augustinho da Silva.
No entanto, esta decisão não afeta a todos. Os caminhões da prefeitura poderão utilizá-la para efetuar a travessia. "Temos que ganhar tempo nas obras que realizamos no município" justifica Valdir. "Além disso, não podemos arcar com o ônus que esta nova rota nos traria. Gastaríamos muito mais combustível, além de alguns veículos, como patrolas, não poderem trafegar nas rodovias federais".
Segundo o funcionário geral Vanderlei Menezes, o motor da balsa está com problemas e por isso não é autorizado o transporte de veículos pesados. "Assim que consertarem, os caminhões poderão passar novamente" assegurou ele. Vanderlei destacou que os veículos da prefeitura passam pela balsa somente quando estão descarregados.
Para aqueles que precisam atravessar o rio Itajaí-Açu, há duas opções. A Prefeitura de Ilhota sugere que usem a ponte de Navegantes. Se a intenção é vir a Gaspar, a outra alternartiva é passar pelo trevo do SESI e assim chegar à margem direita. Perde-se tempo e dinheiro alongando a viagem a tais lugares para poder chegar a margem oposta, mas no momento é a única solução viável.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).