Bancários protestam por mais segurança - Jornal Cruzeiro do Vale

Bancários protestam por mais segurança

22/03/2012

Bancários de Blumenau e Região participam nesta quarta-feira, 21 de março, do Dia Nacional de Luta por mais segurança nos bancos. A intenção é chamar a atenção da sociedade para a insegurança nas agências e postos de atendimento, a onda de ataques a bancos e a necessidade de medidas para proteger a vida de trabalhadores, clientes, usuários e população. O protesto ocorre até as 11h30min em frente ao Bradesco, em Rio dos Cedros. A agência bancária é a única da área de abrangência do Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região, que inclui ao todo 11 municípios, a não contar com porta giratória com detector de metais.

Durante a manifestação, os diretores do Sindicato vão distribuir panfletos para usuários e clientes com a intenção de expor as reivindicações e cobrar melhorias. Na avaliação do Sindicato, a não utilização das portas eletrônicas diminui a segurança de clientes e usuários, facilitando a ação de assaltantes. De acordo com o plano de segurança bancária (Lei Federal 7102/83), para funcionar, uma agência deve apresentar pelo menos três itens de segurança: a presença de vigilantes armados, alarme eficiente e mais um desses itens - equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens; artefatos que retardem a ação dos criminosos, como: portas giratórias detectoras de metais e equipamento de retardo instalado na fechadura do cofre ou cabina blindada com vigilante.

Para o Sindicato dos Bancários, ao optar pela não colocação de portas giratórias, os bancos expõem seus clientes, usuários e trabalhadores à insegurança. A diretoria do Sindicato dos Bancários de Blumenau defende que as portas giratórias devem ser obrigatórias para todas as agências e postos de atendimento bancário. 

Texto: Magali Moser | Sindicato dos Bancários de Blumenau

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.