Os casos envolvendo mortes violentas em Santa Catarina caíram. Isso é o que mostra um levantamento divulgado pela Polícia Civil nesta terça-feira, dia 5 de dezembro.
Dados da Diretoria de Inteligência para o período de 1º de janeiro a 4 de dezembro mostram que o número de homicídios diminuiu 2,46%; lesão corporal seguida de morte diminuiu 31,5%; e latrocínio (roubo seguido de morte) teve queda de 47%. Comparando o mesmo período nos anos de 2022 e 2023, o número total de homicídios foi de 9,1 para 100 habitantes para 6,9.
A Polícia Civil também bateu um novo recorde no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão. Nos 11 primeiros meses deste ano, foram cumpridos 7.511 mandados de busca e apreensão e 5.584 de prisão. Isso representa um aumento de quase 60% nos mandados de busca e apreensão. “Mérito dos nossos policiais, com o apoio do governador, integração com o Ministério Público e agilidade do Poder Judiciário”, disse o delegado-geral, Ulisses Gabriel.
O delegado lembra que, ao assumir a condição de delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, recebeu do governador Jorginho Mello o pedido para qualificar o atendimento ao cidadão e ser linha dura contra a criminalidade. “A partir daí criamos um planejamento estratégico de atuação para combater o crime, para melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho do policial, para poder recepcionar melhor a vítima, para buscarmos processos de gestão que devem ser aplicadas à Polícia Civil para que ela seja mais eficiente e também situações envolvendo orçamento e inspiração, motivação dos servidores”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).