O município de Ilhota se planeja para implantar, ainda este ano, o programa Parlamento Jovem, que visa envolver os jovens com idade entre 12 e 15 anos nos bastidores da política.
A ideia de iniciativa do vereador Roberto Prebianca já foi transformada em Projeto de Lei e está em apreciação na Câmara de Vereadores da cidade. O objetivo é de que até agosto deste ano sejam eleitos os primeiros jovens para compor o parlamento.
O projeto funcionará de forma semelhante ao Vereador Mirim, com eleição de um representante de cada escola para compor uma Câmara Jovem, que fará sessões, elegerá sua mesa diretora e poderá propor projetos de lei e requerimentos. ?Este projeto é importante por o município precisa educar seus jovens desde pequenos, para que aprendam e entendam como funciona a política e quais são as responsabilidades dos diferentes poderes ? Executivo, Legislativo e Judiciário?, explica o vereador autor da ideia.
Para o secretário de Educação de Ilhota, Raul dos Santos, o projeto é válido pois irá despertar as futuras lideranças da cidade. ?Já conversamos com os vereadores sobre esta ideia e fizemos algumas sugestões. Estamos implantando nas escolas os grêmios estudantis e acredito que o Parlamento Jovem será mais uma ferramenta para incentivar a participação das lideranças jovens?, destaca o educador.
edição 1286
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).