O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel, de Blumenau, realizou no último fim de semana um procedimento inédito em Santa Catarina. Trata-se de uma Citorredução Primária de Ovário, realizado para tratamento de câncer de ovário. O procedimento foi realizado pelo cirurgião robótico Dr. Brian Silvestre, com proctoria do cirurgião robótico Dr. Gustavo Guitmann, pioneiro em cirurgia robótica oncoginecológica no Brasil.
Na Citorredução Primária de Ovário, o cirurgião remove os focos cancerígenos em toda a cavidade abdominal da paciente. Quanto menor a quantidade de tumores que permanecerem após o procedimento, melhores são os resultados. No caso do procedimento com o Robô Da Vinci SI, as chances de retirar toda a doença sem realizar uma cirurgia aberta são maiores. Além disso, a paciente tem recuperação mais rápida pós-cirúrgica, menor sangramento durante o procedimento e as cicatrizes são menores, melhorando também a autoestima.
O Hospital Santa Isabel é a primeira unidade hospitalar catarinense a contar com a cirurgia robótica entre suas especialidades. Com o robô-cirurgião Da Vinci SI, a instituição já realizou mais de 360 procedimentos em pacientes de toda Santa Catarina. Já são mais de 35 cirurgiões credenciados.
O robô Da Vinci SI opera com quatro braços, sendo um com uma câmera para que o cirurgião especializado tenha visão 3D ampliada em dez vezes. A principal vantagem é a precisão das pinças robóticas controladas pelo cirurgião, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e com melhor ergonomia.
Para o paciente, uma cirurgia robótica resulta em menos tempo de internação, menor sangramento e menos dor no pós-operatório, além de pouca cicatriz cirúrgica.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).