Evento alerta para o perigo das Hepatites Virais - Jornal Cruzeiro do Vale

Evento alerta para o perigo das Hepatites Virais

21/03/2012

As Hepatites Virais (HV) são patologias pouco conhecidas entre a população mundial e até mesmo por maioria dos profissionais e Gestores de Saúde. Por este motivo, e respondendo à solicitação de muitos catarinenses afetados pelas hepatites A, B e C, o Grupo Hércules de Apoio aos Portadores de HV, Doações e Transplantes de Fígado estará realizando em 10 municípios do Estado um Ciclo de Encontros Educacionais para divulgar a todos os interessados os aspectos específicos de cada uma destas patologias, formas de contágio, prevenção, tratamento e enfrentamento da epidemia pela organização social.

O Ciclo de Encontros denominado Rede Catarinense Contra as Hepatites Virais ? o Cidadão Catarinensena Luta Contra as Hepatites, é financiado pelo Ministério da Saúde, via Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e tem a colaboração da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

O Ciclo inicia dia 28 de março e tem como objetivo alertar, orientar e prevenira a população sobre as Hepatites. O primeiro encontro acontece em Blumenau, na Fundação Pró-Família/Adolescente, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O evento é gratuito e também será realizado em Balneário Camboriú, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Concórdia, Chapecó, Lages, Videira e São Miguel do Oeste.

Os participantes receberão certificados de participação.

Santa Catarina ocupa lugar de destaque quanto ao índice de contaminados em relação à maioria dos estados do Brasil. Em contrapartida é o único estado brasileiro que detém uma Lei que garante os exames e todos os procedimentos necessários aos que têm indicação para o tratamento das hepatites B e C.

Sobre o Grupo Hércules
O Grupo Hércules, que completa 10 anos de existência, é uma Organização sem fins lucrativos que, pelo trabalho voluntário de pessoas de alguma forma afetadas pelas hepatites virais (contaminados, em tratamento, familiares, simpatizantes, cidadãos já curados, transplantados ou que aguardam transplante de fígado), tem a missão de conscientizar a População Catarinense sobre a existência e proporções epidêmicas das Hepatites Virais, promover ações de mútua ajuda e lutar pelo cumprimento dos direitos constitucionais dos portadores, seus familiares e demais afetados, bem como fomentar a Doação de Órgãos e Tecidos, com ênfase nos Transplantes de Fígado em Santa Catarina (SC).

Todas as ações que requerem Recursos Humanos e materiais realizam-se com o apoio ou doações de Pessoas Físicas, Jurídicas, Privadas e/ou Públicas que contratam e cedem os serviços de profissionais e doam os artigos necessários.

Texto: Diane Ziemann | Assessora de Comunicação

Comentários

cecilia werner
22/03/2012 07:44
É importante indetificar melhor as doenças contagiosas e orientar com mais freguencia que pessoas contaminadas por essas doenças possam envitar distribuir aos demais princípalmente aos que tem contato com crianças manter igiene correta para envitar contaminaçães.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.