Você já parou para pensar que o seu sangue pode ajudar a salvar vidas? Sua doação pode ser utilizada em tratamentos de pacientes e também em casos de acidentes e cirurgias de emergências que necessitam de transfusão.
Com o aumento na demanda no período do verão e também com a diminuição no número de doações nos meses de férias, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) reforça o pedido de doações.
O processo dura cerca de 55 minutos e são retirados aproximadamente 450ml de sangue do doador. Todo tipo sanguíneo pode ser doado, mas a maior necessidade é pelo estoque de ‘O negativo’.
Para doar, você precisa ter entre 18 e 69 anos (ou mais de 16 e estar acompanhado ou ter a autorização formal dos responsáveis), estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas o recomendado é de que tenha se alimentado pelo menos 12 horas antes da doação.
Os locais de votação podem ser conferidos no site www.hemosc.org.br.
– Doação espontânea: atitude solidária para ajudar o próximo, de modo altruísta
– Doação vinculada: vinculada à algum paciente
– Doação autóloga: doar para si mesmo
– Mulheres: 90 dias/ três doações nos últimos 12 meses;
– Homens: 60 dias/ quatro doações nos últimos 12 meses.
Não pode doar:
– Hepatite após os 11 anos de idade;
– Lepra (hanseníase);
– Hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto;
– Doença autoimune;
– Doença de Chagas;
– Aids;
– Problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista);
– Diabetes;
– Câncer.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).