Jardim Maluche é o primeiro bairro a receber Coleta Seletiva - Jornal Cruzeiro do Vale

Jardim Maluche é o primeiro bairro a receber Coleta Seletiva

31/03/2012

Papéis, plásticos, vidros e outros materiais recicláveis passarão a ser coletados de forma diferenciada no bairro Jardim Maluche a partir da próxima quinta-feira, 5 de abril. A novidade faz parte do projeto piloto ?Recicla Brusque? implantado pela Prefeitura de Brusque por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Fundema, e será executado por um período experimental de 60 dias. Após o prazo, haverá uma reunião com os moradores da localidade para avaliar os resultados da ação.

A coleta seletiva acontecerá em parceria com a empresa Recicle, que também ficará responsável por dar o destino correto ao material coletado. Um caminhão irá circular pelo bairro sempre às quintas-feiras, a partir das 13h30 e, nestes dias, o lixo orgânico não será recolhido, apenas o reciclável. A comunidade pode contribuir com o procedimento separando o material seco em sacos plásticos de lixo.

A superintendente da Fundema, Eudez Pavesi, revela que existe a intenção de criar uma cooperativa de catadores, incluindo estas pessoas no processo de coleta seletiva. O órgão já está fazendo um levantamento no município e os interessados podem entrar em contato com a entidade 3251 1804. Os moradores que já repassam materiais recicláveis para catadores podem continuar doando.

Em função do itinerário dos caminhões da Recicle, algumas ruas não receberão a coleta seletiva nesta fase de avaliação da iniciativa. São elas a Gerônimo Coelho, João Knihs, Augusto Bauer, Carlos Graf, João Archer, início da Olímpio de Souza Pitanga e início da Oscar Maluche. Os residentes destas ruas que quiserem contribuir podem levar o material até a Escola Carlote ou ainda na Apae, onde há pontos de coleta.

Encontro
As informações sobre a coleta seletiva foram repassadas à comunidade nesta semana durante um encontro que reuniu em torno de cem pessoas na Capela Nossa Senhora de Fátima. Na oportunidade os moradores puderam esclarecer suas dúvidas e dar sugestões para o projeto. Eudez avalia que a reunião foi muito produtiva e que houve um retorno bastante positivo da população. ?Foi um momento importante. Percebemos que as pessoas estão realmente preocupadas com a questão da reciclagem e a preservação do meio ambiente?, destaca.

Texto: Eduardo Pereira/SECOM

Comentários

cecilia werner
01/04/2012 13:14
Parabens pela preocupação e a preservação uma ação que os outros municipios visinhos deveriam se enpenhar com hurgencia . tenho hábito de separár os lixos mas aqui não esiste uma coleta seletiva espero que nossos politicos se maniféstam a esse projeto educativo e inteligente em defesa do meio ambiente.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.