Jovens estão aptos para ingressar no mercado de trabalho - Jornal Cruzeiro do Vale

Jovens estão aptos para ingressar no mercado de trabalho

09/04/2012

turmadoprojetopescarMD.jpgPreparar os jovens, de 16 a 19 anos para o mercado de trabalho, tanto nas questões comportamentais como profissionalizantes. Com esse objetivo, A Fundação Fritz Müller em parceria com a Havan e apoio de diversos voluntários, desenvolveram, durante oito meses, o curso ?Vendas e Atendimento ao Cliente?. Para marcar o encerramento das atividades será realizada uma cerimônia de formatura, na próxima sexta-feira, 13, às 19h30min, na Fundação Fritz Müller, com a entrega dos certificados para os 16 formandos.
 
Ao longo de todo o curso, além do conhecimento teórico e orientação comportamental, os jovens receberam material escolar, vale-transporte, uniforme, seguro de vida e alimentação durante o período das aulas. De acordo com a coordenadora do Projeto, Elissa Maria Retcheski, os voluntários  tiveram um papel importante na compreensão de que todos devem correr atrás dos sonhos, mas  para  que esta conquista seja alcançada é importante ter atitude e persistência na busca de conhecimento. Nesta fase final, os jovens receberam orientação e auxilio na elaboração dos currículos  e estão encaminhando-os para agências de recrutamento além de, enviá-los a voluntários externos que solicitaram, devido a dedicação demonstrada pelo jovem durante o curso.  ?Alguns deles já estão participando de entrevistas em diversas empresas e, as lojas  Havan  demonstraram interesse em receber os currículos para que assim que surgirem novas vagas, eles sejam  chamados para o processo seletivo.?
 
Segundo Marcos Wesolowski, pai de Mônica Sofia Alano, desde que a filha ingressou no Projeto, notou mudanças de comportamento e comprometimento da menina com relação às tarefas e pesquisas do Projeto e em sala de aula. ?Isso a motivou a seguir firme nos estudos da escola?, disse. ?Não vejo o que mudar no Projeto Pescar, é o Projeto Pescar que muda a vida das pessoas?, complementou.
 
 
Novas turmas
A nova turma do Projeto Pescar tem início na próxima segunda-feira,dia 16, também com o curso ?Vendas e Atendimento ao Cliente?. Para esta turma, além da parceria com a Havan, o Projeto terá o apoio da Riffel, que já formou doze turmas do Projeto Pescar.  Com a adesão da empresa, o número de vagas aumentou de 20 para 25 e os custos do Projeto passaram a ser divididos igualmente entre os três apoiadores. As aulas acontecerão da Fundação Fritz Müller, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. De acordo com a coordenadora do projeto, Elissa Maria Retcheski, ?a parceria com a Riffel engrandece o Projeto, pois a mesma tem anos de experiência e poderá contribuir muito para que façamos sempre o melhor pelos jovens?.
 
Projeto Pescar
O Projeto Pescar é um sistema pioneiro de franquia social, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social. Os cursos oferecidos contemplam oito áreas de formação profissional: indústria, comércio, comunicação, construção civil, gestão, informática, turismo e hospitalidade e imagem pessoal.
 
 
Histórico
Em 1976, o empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e presidente da Linck S.A, de Porto Alegre (RS), teve uma ideia visionária. Com sua vontade e determinação, foi o responsável pela implantação de um sistema que, mais tarde, iria se tornar uma tecnologia social pioneira no Brasil. Nas dependências da sua própria empresa, abriu espaço para jovens em vulnerabilidade social aprender uma profissão. Surgia assim à primeira turma do Projeto Pescar com 15 jovens que foram capacitados na Escola Técnica Linck, como era conhecida na época. Atualmente, é denominada Unidade Projeto Pescar Geraldo Linck, em homenagem ao fundador já falecido.
 
Desde sua criação, na década de 70, o Projeto Pescar já atendeu mais de 15,5 mil jovens que passaram pelas organizações franqueadas. A Rede Pescar é composta por 120 unidades, distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, entre outros estados. Conta também com unidades na Argentina e no Paraguai.
 
Ao longo de mais de três décadas, o projeto-piloto que Geraldo Linck iniciou, na década de 70, foi comprovado como de sucesso. A partir desta ideia, surgia o pioneiro modelo de Franquia Social, institucionalizado em 1988, e dirigido a gestores que desejam investir em um projeto de cunho social de impacto na comunidade do seu entorno.

Texto: Nádia Fontes | New Age Comunicação

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.