Município terá Fundação Cultural - Jornal Cruzeiro do Vale

Município terá Fundação Cultural

12/03/2010

fotopg10abreMD.jpgOs movimentos culturais terão mais investimentos no município de Ilhota a partir deste ano. A expansão é consequência da criação da Fundação Cultural, aprovada em primeira votação na sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 9.

O projeto vai a segunda votação na próxima semana e a expectativa do diretor de Cultura, Raul Fernando dos Santos, é de que seja aprovado por unanimidade. "Com a criação da Fundação Cultural teremos mais oportunidades de captar recursos federais, inclusive do Ministério da Cultura, e assim poderemos investir mais na promoção de eventos, cursos e capacitações nesta área", justifica o diretor.

A Fundação Cultural deverá funcionar na antiga prefeitura da cidade, que até há alguns meses era sede dos Bombeiros Voluntários.

Segundo Raul, o local será amplamente reformado para receber as atividades culturais do município. "Já temos recursos doados por uma empresa que está se instalando na cidade, agora só dependemos da criação oficial da Fundação para iniciar as obras de reforma", revela.

Atualmente o município possui apenas um Departamento de Cultura, vinculado à Secretaria de Educação. Criado em 2007, o departamento já realizou diversas atividades no município, como os projetos "Autores de minha Terra" e "Artistas da minha Terra", que possibilitaram a descoberta de diversos talentos culturais na primeira cidade de colonização Belga do país.

 

Câmaras

Uma das principais novidades da equipe de Cultura de Ilhota para 2010 é a criação de Câmaras Culturais, que visam oferecer cursos e treinamentos para moradores de diversas localidades.

As aulas iniciaram nesta segunda-feira, 8, nas localidades de Pedra de Amolar, Barra de Luis Alves, Centro, São João, Minas e Missões. Ao todo, duas Câmaras estão sendo oferecidas para a comunidade. A Câmara de Artes está sob a responsabilidade das tutoras Alcione e Nadir Lamim e será desenvolvida no bairro Pedra de Amolar e Centro. Serão ofertados cursos de pintura em tecido, Pintura em madeira, Bordado, crochê e técnicas de biscuit.

Já a Câmara de Música está sob a responsabilidade dos tutores Luís Fernando Pontaldi e Mariane Coradini, que ministrarão cursos de iniciação musical em violão, bateria, teclado e acordeom. Os cursos serão ofertados nas seguintes comunidades: Barra de Luís Alves, Centro, São João, Minas e Missões.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.