• Janeiro

Novo presídio feminino de Itajaí entra em funcionamento com 228 internas - Jornal Cruzeiro do Vale

Novo presídio feminino de Itajaí entra em funcionamento com 228 internas

26/11/2019
Novo presídio feminino de Itajaí entra em funcionamento com 228 internas

O novo Presídio Feminino de Itajaí começou a funcionar na segunda-feira, 25 de novembro, após transferência de 228 internas para o local. A operação de ativação foi coordenada pela  Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e o Departamento de Administração Prisional (Deap).

Durante seis horas, cerca de 80 operadores – entre agentes penitenciários do Vale do Itajaí e do SOE, equipe especializada em escoltas de alta complexidade, e do Grupo Tático em Ações Motociclistas da Polícia Militar - realizaram a transferência das 228 detentas, da unidade localizada no Bairro Nossa Senhora das Graças, em Itajaí, para o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (CPVI), onde fica o novo presídio.

A unidade foi construída seguindo um conceito que estimula a implantação de boas práticas para promover a reabilitação social e econômica das internas. O presídio tem área para berçário, brinquedoteca, atendimento médico e odontológico, salas de aula e oficinas de trabalho  de acordo com os critérios estabelecidos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O secretário da SAP, Leandro Lima, assinalou que o novo presídio entrou em funcionamento devido a um grande esforço do Governo do Estado e de todos os operadores envolvidos na transferência das internas. “Ativar essa unidade configura, assim, mais uma etapa do aprimoramento dos equipamentos públicos do sistema prisional de Santa Catarina”, disse Leandro Lima.

O diretor do Deap, Deiveison Querino Batista, destacou que o presídio é de extrema importância para o sistema prisional. “A estrutura da nova unidade proporcionará melhores condições de reinserção social às presas e, sobretudo, maior segurança e salubridade nas atividades desempenhadas pelos agentes penitenciários e demais servidores, além das internas e visitantes”. Querino ainda elogiou o comprometimento de todos os servidores envolvidos na operação de transferência, que não registrou nenhum incidente.

 

Edição 1929

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.