• Janeiro

Nuvens raras em formato de bolhas chamam atenção na região Oeste - Jornal Cruzeiro do Vale

Nuvens raras em formato de bolhas chamam atenção na região Oeste

29/10/2019
Nuvens raras em formato de bolhas chamam atenção na região Oeste

O formato inusitado de uma nuvem chamou a atenção de moradores do Oeste de Santa Catarina na tarde de segunda-feira (28). Chamada pelos meteorologistas de "Mammatus", o fenômeno foi visto no céu dos municípios de Vargeão e Ponte Serrada, conforme a Defesa Civil do Estado.

Esse tipo de nuvem é raro e pode aparecer em dias de chuva forte, geralmente antes ou após as tempestades, de acordo com a Central NSC de Meteorologia. O nome é referente ao seu formato, semelhante a mamas. As pequenas nuvens, que lembram também o formato de bolhas ou bolsas, se formam embaixo de outra nuvem maior, da qual elas são dependentes.

Em fevereiro, outra nuvem já havia chamado a atenção dos catarinenses. A "shelf cloud" foi vista nas praias de Piçarras e Penha, no Litoral Norte do Estado. Ela se forma quando a temperatura está elevada no solo e encontra uma camada de ar mais frio, ou seja, quando há um forte calor na superfície e um ar frio em altitude.

A "shelf cloud" já havia sido vista em dezembro de 2018 por banhistas que estavam na Praia do Campeche, no Sul da Ilha, em Florianópolis.

Chance de temporal permanece nesta terça

Os catarinenses devem ter mais um dia abafado. A terça-feira (29) terá aberturas de sol e muitas nuvens, com temperaturas ultrapassando os 30°C em todo o Estado. Em municípios do Sul, o calor pode chegar a 40°C, conforme o meteorologista Leandro Puchalski.

No Norte e no Vale do Itajaí, as máximas devem ficar entre 35°C e 37°C. Nas outras regiões, a previsão é que os termômetros marquem entre 30°C e 34°C. Mas todo esse calor deverá gerar nuvens carregadas, que devem trazer chuva no fim do dia em determinadas regiões, com possibilidade de trovoada e granizo.

 

 

Via G1 SC

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.