Você lavou o seu carro e mesmo assim sente um cheiro estranho? O problema pode estar em um acessório que se torna indispensável para muita gente nestes dias quentes do final de ano. A falta de manutenção do aparelho de ar condicionado pode provocar problemas. E o maior deles não é o cheiro. Se não estiver limpo, o sistema pode causar até doenças respiratórias.
A principal causa está na procriação de ácaros e a poeira. Tudo se acumula no sistema de ar condicionado e prejudica a saúde. O alerta é do empresário do Vale Auto Shopping - primeiro empreendimento exclusivamente veicular do Vale do Itajaí - Silvio Nicoletti. Segundo ele, o serviço leva menos de uma hora para ficar pronto e custa, em média, R$ 79 para modelos populares e R$ 110 no caso dos importados. "Por este valor trocamos o filtro, fizemos a higienização e completamos a carga de gás".
A necessidade de colocar a manutenção do ar condicionado do carro em dia é confirmada pelo médico pneumologista do Hospital do Pulmão de Blumenau, Mauro Sérgio Kreibich. Ele lembra que os filtros inadequados ou sem a limpeza indicada propiciam a inalação não só de ácaros, mas também de fungos e bactérias. "Com isso, a pessoa pode sofrer com alguma contaminação, alergias e até uma infecção respiratória. Por isso é fundamental não esquecer a limpeza dos filtros e dos dutos de condução a cada estação do ano", reforça.
O que observar
A maioria das pessoas faz a limpeza do ar condicionado somente no verão, quando o uso é mais frequente. Um erro grave, segundo o médico pneumologista Mauro Sérgio Kreibich.. "Quem sofre com rinites e alergias pode sentir os efeitos ainda mais nos meses mais secos do ano, mesmo sem ligar a refrigeração", avisa. O especialista em veículos, Sílvio Nicoletti, concorda e reforça. "Nestes casos a manutenção é ainda mais importante. O sistema precisa passar por uma limpeza a cada seis meses". Quem não tem ar condicionado no carro também precisa ficar atento. "Vale lembrar que é preciso limpar o sistema de ventilação que também acumula bactérias, fungos e sujeiras. Principalmente os modelos que não possuem filtro de fábrica", finaliza o profissional.
Pontos importantes para garantir o funcionamento do seu ar condicionado sem criar problemas à saúde:
- Evite deixar o ar condicionado parado por muito tempo. Mesmo nos dias frios, coloque o sistema para funcionar de vez em quando. Isso evita o acúmulo de poeira;
- Certifique-se que quem fará a limpeza irá, também, trocar o filtro de ar, para que o serviço seja eficiente;
- Além da troca, o responsável pelo procedimento precisa aplicar uma vaporização interna, com produtos que eliminam bactérias e fungos;
- Aproveite que a limpeza está sendo feita para conferir se o aparelho está funcionando bem. Peça para que a condição das correias seja verificada.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).