A Operação Luz da Infância chega a 5ª fase e em Santa Catarina foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (4). Ao todo, seis pessoas foram presas, cinco em flagrante e uma preventivamente, segundo a Polícia Civil.
A operação é realizada em 14 estados do país e em mais seis países. Polícias civis e federal cumprem mandados e mais de 20 pessoas haviam sido presas até as 9h.
Uma pessoa foi presa em Florianópolis, uma em Bandeirante, no Oeste catarinense, e uma em Blumenau, no Vale do Itajaí. Três foram detidas em Joinville, no Norte catarinense, sendo dois flagrantes e uma preventiva.
Já de busca e apreensão, são cinco em Florianópolis, três em Joinville, um em Balneário Camboriú, um em Blumenau, um em Indaial e um em Bandeirante.
No estado, o cumprimento iniciou às 5h e seguia nesta manhã. O IGP atuou com 13 peritos e 16 auxiliares criminalísticos nas cidades que foram alvo das ações.
As penas para os crimes investigados variam entre 1 e 8 anos de prisão.
A força-tarefa apura crimes de pornografia infantil e de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Nesta fase, foram analisados 312 mil arquivos, com um volume total de dados de 3,8 terabytes – o equivalente a 3.800 gigabytes.
Pela primeira vez, a Polícia Federal está atuando no cumprimento dos mandados juntamente com a Polícia Civil dos estados.
Nas quatro fases anteriores, a operação prendeu em flagrante 546 suspeitos de abuso e exploração sexual na internet contra crianças e adolescentes. Além das prisões, foram cumpridos no período 1.112 mandados de busca e apreensão.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).