Neste final de semana, dias 2 e 3 de abril, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, realiza a terceira etapa para a implantação dos corredores de ônibus na Avenida Martin Luther, bairro Victor Konder. As obras, que acontecem no trecho entre a Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro) e o entroncamento com a rua São Paulo, preveem a implantação de microrrevestimento nas pistas esquerda e central.
Os motoristas que trafegam pelo local devem ficar atentos, pois os trabalhos, que iniciam pela pista da esquerda, serão realizados a partir das 5h. Até às 12h, a pista da direita, onde funcionarão os corredores, estará livre para o fluxo de veículos. Após este horário, o tráfego ficará interrompido, sendo liberado por volta das 18h. Durante todo o período, somente o transporte coletivo circulará normalmente pela via.
A Guarda de Trânsito estará no local para garantir a segurança de motoristas e pedestres, já que durante todo o período os cruzamentos entre a rua São Paulo e a Avenida Martin Luther ficarão fechados. Apenas a passagem pela rua Tocantins, que dá acesso à Ponte de Ferro, ficará liberada até às 13h. Após este horário, os motoristas deverão realizar o contorno pelo prédio da Prefeitura seguindo pela Avenida Beira-Rio. Outras opções de desvio são pelas ruas Dois de Setembro, Sete de Setembro e Morro da Companhia.
De acordo com o diretor presidente da Companhia Urbanizadora, URB, Eduardo Jacomel, a intenção é rejuvenescer o pavimento atual, uniformizando trechos novos e mais antigos, garantindo que a pista fique em boas condições de tráfego nos próximos anos. ?Optamos por realizar as melhorias e garantir que a faixa de rolamento seja utilizada sem maiores reparos nos próximos anos. Após a implantação definitiva dos corredores, o trabalho seria mais complexo.?
Microrrevestimento
O microrrevestimento, aplicado pela segunda vez em Blumenau ? o material já foi utilizado na rua Sete de Setembro - é utilizado desde 1996 em locais como Curitiba, Florianópolis e Joinville e apresenta qualidades selantes e antiderrapantes. A única desvantagem é a forma de aplicação, já que o revestimento é uma espécie de asfalto frio e exige tempo quente com pouca umidade para secagem.
Jacomel explica ainda que entre as vantagens do produto estão a segurança e durabilidade, que garantem um tempo maior entre uma manutenção e outra. ?A relação custo/benefício de aplicação do revestimento é enorme. Mesmo que tenhamos que trabalhar durante o dia, a durabilidade do produto e a segurança que o material, mais rugoso, traz aos motoristas, é muito grande.?
Caso chova, os trabalhos serão transferidos.
A quarta e última etapa das obras na Avenida Martin Luther é a pintura da sinalização horizontal e a demarcação da pista, com colocação de tachões.
Corredores
A implantação dos corredores faz parte do eixo dois, do Projeto Blumenau 2050 e está sendo realizada de modo gradativo nas ruas Sete de Setembro, Engenheiro Paul Werner, São Paulo e Dois de Setembro e nas Avenidas Beira-Rio e Martin Luther. As obras são executadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor total de R$ 4,6 milhões.
fonte PMB
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).