Procon/SC dá dicas para compras de material escolar em 2021 - Jornal Cruzeiro do Vale

Procon/SC dá dicas para compras de material escolar em 2021

17/01/2021

Pesquisa realizada pelo Procon/SC nos primeiros dias do ano mostra que a diferença de valores entre produtos similares chega a variar até 699%. É o caso de uma caneta esferográfica, que pode ser encontrada por R$ 1,00 até R$ 7,99 em estabelecimentos visitados pelo fiscais na capital catarinense.

No início de cada ano, é o momento em que os pais procuram nas livrarias e lojas do comércio os itens da lista fornecida pela escola para o período escolar. Ana Claudia Schramm tem uma filha de sete anos e esse ano terá uma rotina diferente para a família.

Isso porque a família recebeu um kit do governo estadual e ainda vai avaliar o que não foi usado em 2020 em virtude da pandemia e das aulas remotas. Só vai comprar o que realmente faltar.

“Sempre pesquiso. Compro geralmente em vários lugares, levando em consideração o comparativo da minha pesquisa. Esse ano ainda estamos nos organizando, mas a intenção é gastar o menos possível”, explicou.

Para os pais de primeira viagem, Ana Claudia sugere que sempre procurem os melhores preços e os produtos similares. “Importante sempre pesquisar. Os valores mudam muito. Não levem em consideração a marca e ilustração dos materiais. Não é isso que faz a criança aprender ou não”, aconselha. Ana pretende realizar a compra presencialmente, mas tomando os devidos cuidados: uso da máscara, distanciamento e álcool gel na bolsa.

Vilmarise Heck Schmitt tem dois filhos em idade escolar: um meno de 11 anos e uma menina de 8. Também em função da pandemia, ela vai reciclar a maior quantidade possível de material escolar, já que no ano passado foi feita uma compra completa e sobrou muita coisa sem uso.

“Comprei a lista de material ano passado. Algumas coisas foram utilizadas, algumas ficaram na escola. Mas alguns cadernos ,mochila, penal, estão novos. Então vamos reutilizar e E adaptar conforme as necessidades desse ano. Sempre pesquiso muito antes de comprar”, garantiu.

Dicas de economia

O superintendente do Procon de Gaspar, Thiago Felipe Zardo Machado, lembra que a primeira dica é que o consumidor deve pesquisar o preço dos produtos e comparar com as vantagens oferecidas por cada estabelecimento comercial, conforme a forma de pagamento, para posteriormente adquirir os produtos.

“Quando se trata do material escolar é mais comum reclamações quanto à qualidade de um determinado produto, mesmo assim, quando acontece são casos singulares”, avaliou.

As compras pela internet são uma boa opção, mas é preciso ter alguns cuidados extras. “O cuidado do consumidor deve ser redobrado quanto a procedência desse comerciante. Nesse ambiente virtual vemos muitos casos de falsários, a loja virtual se quer existe, o consumidor acaba fazendo negócio com estelionatários”, alertou Thiago.

Nas nas compras pela internet, o consumidor tem direito ao arrependimento da compra, em até 07 dias. Ou seja, mesmo depois que o produto chegar em sua residência, se o consumidor não ficar satisfeito pode devolver em até uma semana.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1985

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.