ILHOTA - Piso na cor vermelha, espaços para estacionamento na cor cinza e lixeiras de madeira. Estas serão algumas das características do novo centro de Ilhota de acordo com o projeto de reurbanização elaborado por técnicos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, Amfri.
Atualmente a proposta está sob a análise de empresários da cidade, que devem se reunir esta semana com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhota, César Floriani, para aprovar o projeto e, se necessário, sugerir mudanças. Caso aprovado, representantes de diversas entidades irão conjuntamente solicitar recursos junto aos governos estadual e federal.
O esboço do novo centro da cidade foi divulgado na última semana durante uma reunião entre 37 empresários da cidade e a administração municipal. Na oportunidade, o prefeito Ademar Felisky destacou que o projeto ressalta a arquitetura belga nas cores e estilo. A estrutura ainda contaria com bancos, floreiras, bicicletários e iluminação baixa. "Esta concepção arquitetônica mostraria as nossas origens, além de trazer beleza ao nosso centro. Ele seria mais organizado e atrairia, desta forma, mais turistas à capital catarinense da moda íntima e praia".
O projeto também contempla a reurbanização da praça central. De acordo com o desenho, no local haveria aparelhos de ginástica para terceira idade, coreto, mesas para jogos, estacionamento e playground. "Assim, além de reurbanizar, também humanizaríamos o centro do município. A nossa intenção também é construir dois portais no estilo belga nas divisas de Ilhota com Itajaí e com Gaspar, delimitando o perímetro da nossa cidade para melhor localização dos nossos turistas".
Turismo
Ilhota hoje é conhecida como a capital catarinense de moda íntima e praia. O título tem lhe conferido a participação em diversos encontros do setor no Brasil e no exterior. Através do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar, a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Marisa Terezinha Pereira, incluiu o destino em publicações de renome nacional.
No primeiro semestre deste ano, o consórcio fará um vídeo turístico da região em três idiomas, do qual Ilhota fará parte. "Sempre buscamos destacar o turismo regional porque os turistas hoje não ficam cinco dias em uma cidade. Eles preferem ficar cada dia em uma. Com os atrativos de cada município bem destacados, fica mais fácil de eles escolherem Santa Catarina como destino para férias", afirma Viviam Mengarda Florini, assessora técnica do consórcio.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).