Projeto Fome Oculta faz zerar anemia ferropriva em crianças - Jornal Cruzeiro do Vale

Projeto Fome Oculta faz zerar anemia ferropriva em crianças

26/04/2011

progcombateaanemiaferropriva9MD.jpgIBIRAMA (SC) ? A anemia ferropriva é considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde. Atingia 70% das crianças de 0 a 2 anos matriculadas nos centros de educação infantil na cidade de Ibirama, no interior de Santa Catarina. Um projeto, iniciado em 2003, fez zerar o número de casos. Os dados foram confirmados nesta semana. O projeto, coordenado pelo pediatra Ronaldo Libório Magalhães e batizado de Fome Oculta, conquistou essa vitória não só através de tratamentos clínicos, com doses de ferro em gotinhas para os bebês que necessitam de tratamento. O foco principal é a educação com palestras (para pais, professores e funcionários das creches) e uma alteração no cardápio escolar e no hábito alimentar.

?O leite integral de caixinha foi trocado pelo leite maternizado e a alimentação foi adaptada de acordo com as diferentes faixas etárias. Todo o cardápio foi elaborado com alimentos ricos em ferro, como a carne vermelha e os vegetais?, conta o pediatra. A criatividade também está presente na iniciativa. São servidos pratos que agradam o paladar das crianças, com alimentos que normalmente elas não aceitariam, como fígado de boi, por exemplo.

Os dados são coletados por exames admissionais nos CEIs de Ibirama. ?Quando a criança de 0 a 24 meses é matriculada, ela é submetida a um exame de avaliação. Um hemograma completo e dosagem de ferro no sangue possibilitam mensurar as taxas de anemia. Tudo é estatisticamente analisado pelo médico e uma equipe especializada?, explica Magalhães.

A anemia ferropriva é uma doença desenvolvida lentamente e pode passar despercebida. Caracteriza-se pela diminuição ou ausência das reservas de ferro no organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quando a taxa de hemoglobina no sangue está menor de 11g/dl a pessoa está com anemia. A doença predomina  nos dois primeiros anos de vida e apresenta prevalências elevadas em populações saudáveis e com baixo índice de desnutrição. Por isso é conhecida como ?Fome Oculta?. Existem crianças que comem muito, mas não os alimentos corretos e necessários para o desenvolvimento.

Os sintomas principais são palidez, fraqueza e fadiga. Em estado mais avançado pode provocar dores de cabeça latejantes semelhantes às de uma enxaqueca. Ela afeta o crescimento e o desenvolvimento físico e mental das crianças. Como provoca a incapacidade de fixar a atenção e diminui a acuidade mental, a anemia ferropriva compromete o rendimento escolar.

 ?Existe um acompanhamento contínuo. Por isso esperamos manter os bons resultados do projeto daqui pra frente?, fala o especialista. ?Estamos orgulhosos e felizes porque isso significa mais saúde para a comunidade. Aliás, Ibirama pode servir de exemplo para muitas cidades do país?, completa o prefeito, Duílio Gehrke.

Comentários

cecilia werner
26/04/2011 18:58
Com serteza esse exemplo é otimo melhor ainda se os alunos ajudassem a plantar a horta para conhecer melhor os produdos e ajudar a colher assim poderiam ter a serteza que estão se alimentando corretamente livre dos agrotóxicos e outros .... que tambem está causando muitos danos a saúde.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.