Tal qual os colonizadores que chegaram à região de Pomerode há cerca de 180 anos, Tânia Utpadel tem traços que definem facilmente a origem de seus antepassados. A pele e os olhos claros, os cabelos da cor do sol e a facilidade no idioma germânico são heranças deixadas pelos colonizadores. O orgulho de ter essa ascendência fez com que a bela jovem representasse um dos 16 clubes de caça e tiro da cidade para concorrer ao título de Rainha da 27ª Festa Pomerana. Escolhida em novembro, Tânia está na expectativa para a realização do evento, programado para o período de 15 a 24 de janeiro, no Pavilhão Municipal de Eventos do município mais alemão do Brasil.
O que o turista pode esperar da Festa Pomerana em 2010?
Tânia Utpadel - Pode esperar muita alegria, muito chope, muita dança. E, com toda certeza, a diversão é garantida para todas as idades. O diferencial da festa é que mesmo a cidade hoje, estando aberta a varias etnias mantém suas tradições. Aqueles que são de outra origem respeitam esse envolvimento que a cidade comemora e muitas vezes aderem a esta riqueza cultural. O turista poderá aproveitar ainda o dia para conhecer a cidade e seus pontos turísticos, dentre eles a rota enxaimel, os museus da cidade e saborear a maravilhosa gastronomia de Pomerode.
O que você, enquanto majestade da festa, poderia destacar como atração imperdível?
Tânia Utpadel - A alegria e a beleza dos desfiles típicos que são realizados diariamente. Eles encantam todos os visitantes e demonstram as tradições típicas através dos clubes de caça e tiro e dos grupos folclóricos que ainda hoje as mantêm vivas.
A escolha da rainha ocorre depois de as jovens serem indicadas pelos clubes de caça e tiro. É preciso participar das atividades destes grupos?
Tânia Utpadel - Atualmente as majestades eleitas em cada um dos 16 clubes de caca e tiro de Pomerode participam de todos os eventos promovidos pelo seu respectivo clube. Dentre eles estão as festas de Rei e Rainha do Tiro, Bolão, Festas do Colono, entre outras. O objetivo é a preservação da cultura promovendo integração e entretenimento a seus membros.
Como você vê esta manutenção da tradição de Pomerode ano após ano com a realização da festa?
Tânia Utpadel - Vejo com muito respeito e como uma forma de preservar nossa identidade. A força de vontade e a determinação de todo o povo mantêm as nossas tradições vivas. Seja através das festas e competições que promovem a integração de seus associados ou por meio da manutenção da arquitetura e do modo de falar. Vale destacar ainda que a cidade, por ser um ponto turístico forte em Santa Catarina, possui uma equipe especial cujo papel é elaborar ações e difundir nossa cultura. Anualmente temos os festivais de bandas e bandinhas, festival gastronômico, entre outras atrações.
Que mensagem você deixaria ao público que está querendo visitar Pomerode em janeiro?
Tânia Utpadel - A mensagem que gostaria de deixar é que a Festa Pomerana é uma promoção que preserva a cultura com muita diversão, regada a muito chope, comida típica e competições diferenciadas de esportes ainda mantidos desde a colonização. Traz também consigo a feira comercial e industrial de empresas e os trabalhos de artesãos da cidade. Além disto, tem algo a mais, que faz com que os corações das pessoas que participam se encham de alegria e sintam estar em um pedacinho da Alemanha, na cidade mais alemã de uma terra chamada Brasil.
Festa Pomerana
www.festapomerana.com.br
De 15 a 24 de janeiro de 2010
Parque Municipal de Eventos
Avenida 21 de janeiro, 2150 - Centro
Pomerode (SC)
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).